1 evento ao vivo

Kanaan vence Massa e Helinho para levar Capacete de Ouro; Farfus é premiado

20 nov 2013
23h38
atualizado às 23h43
  • separator
  • comentários

Tony Kanaan foi o vencedor da principal disputa do Prêmio Capacete de Ouro 2013, realizado em cerimônia na noite desta quarta-feira em São Paulo e dedicado aos pilotos brasileiros em atividade. Primeiro colocado das 500 Milhas de Indianápolis no ano, Kanaan faturou o categoria Top, restrita a pilotos da Fórmula 1 e da Fórmula Indy.

O baiano da KV Racing, já contratado pela Chip Ganassi para 2014, concorria com Felipe Massa (Ferrari, Fórmula 1) e Helio Castroneves (Penske, Fórmula Indy) pela categoria. No fim, Castroneves (vice-campeão da Indy no ano) levou o Capacete de Prata, enquanto Felipe Massa (já anunciado pela Williams para 2014) ficou com o Capacete de Bronze.

Felipe Guimarães vence "Capacete de Ouro" na categoria Internacional

Assim como os outros dois finalistas, Kanaan não pôde comparecer ao evento – justamente por conta de compromissos com a nova equipe. Representado por seu assessor Anderson Marsilli, que recebeu o troféu, o piloto enviou um vídeo direto dos Estados Unidos para agradecer o prêmio, que conquistou pela primeira vez.

“Queria agradecer por este prêmio. O capacete de Ouro é sempre um premio que qualquer piloto quer ganhar. Nos últimos anos, eu compareci e acabei não levando o Capacete de Ouro. Neste ano que eu não pude comparecer, eu venci”, brincou o piloto, prometendo espaço especial para o troféu em sua estante. “Este é um troféu que vai para o lado do troféu da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano na minha casa.”

Nico Rosberg entrega "Capacete de Ouro" a brasileiro

A cerimônia em São Paulo contou com a participação de pilotos que disputarão o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 neste final de semana, como Nico Rosberg (Mercedes), Pastor Maldonado e Valtteri Bottas (Williams). O alemão da Mercedes foi chamado ao palco para entregar o prêmio na categoria Mercedes-Benz Grand Challenge, vencido por Márcio Campos.

Na categoria Internacional Top, o título ficou com Augusto Farfus Júnior, vice-campeão da DTM na temporada 2013 com a BMW. Com o prêmio de ouro, Farfus deixou para trás dois nomes bastante aguardados, e que também não puderam comparecer: Felipe Nasr (GP2), com a prata, e Miguel Paludo (Nascar), com o bronze.

“É uma categoria que vem crescendo se expandindo mundo à fora. Para mim, é uma importância muito grande ser o primeiro brasileiro a vencer (na DTM). Fui vice-campeão, o título bateu na trave”, lembrou Farfus, que venceu provas em Hockenheim, Oschersleben e Zandvoort (Holanda), terminando o ano com 116 pontos – o alemão Michael Rockenfeller foi campeão com 142. “É a primeira vez que eu venho ao Capacete de Ouro, e é uma festa muito grande”, completou, comemorando.

Ricardo Mauricio desbanca xarás e vence "Capacete de Ouro"

A premiação de 2013 contou ainda com duas homenagens: ao jornalista Marcus Cícero Zamponi, o Zampa, morto em julho deste ano após décadas de cobertura no automobilismo, e a Wilson Fittipaldi, pai de Emerson e Wilsinho Fittipaldi, e que igualmente faleceu neste ano, em março. Conhecido como “Barão”, Wilson Fittipaldi foi também narrador de corridas, e foi lembrado com um vídeo especial.

“Vocês estão de parabéns. Vi a garotada que está aqui, é espetacular a motivação que eles têm. Eles vão olhar para o resto da vida no quarto o Capacete de Ouro que eles ganharam com 10, 12 anos”, discursou Emerson no agradecimento. “Eu acho que devo tudo à minha família, aos amigos, aos colaboradores. Automobilismo você não faz sozinho”, completou, emocionado, agradecendo especialmente ao pai e lembrando “momentos tão bons” com os pais.

Felipe Guimarães vence "Capacete de Ouro" na categoria Internacional

A cerimônia distribuiu prêmio em 11 categorias. Além de Tony Kanaan e Augusto Farfus Júnior, o goiano Felipe Guimarães (Fórmula 3 Sul-Americana) também foi premiado, recebendo a homenagem na categoria Internacional. Competidores como Ricardo Maurício (Copa Petrobras de Marcas, categoria Nacional), Cristian Baumgart, Alberto Andreotti (categoria Off-Road), Pedro Cardoso (categoria Kart) e Felipe Batista (kart, categoria Revelação) também foram laureados.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade