PUBLICIDADE

Lenda de romance bandeirante "batiza" 4ª etapa em Goiás; conheça

28 jul 2013 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Porangatu recebe neste domingo a chegada da quarta etapa do Sertões 2013.</p>
Porangatu recebe neste domingo a chegada da quarta etapa do Sertões 2013.
Foto: Divulgação

Porangatu recebe neste domingo a chegada da quarta etapa do Rally do Sertões 2013. Palco da competição pela quarta vez na história, a cidade – pela qual a prova passou também em 2003, 2004 e 2011 – é marcada pela lenda que a batizou no século XVIII, muitos anos antes da emancipação política na década de 50.

Segundo conta a história, a região equivale a Porangatu era habitada por índios avás-canoeiros quando os primeiros bandeirantes chegaram ao local. Um deles, Antônio, se apaixonou pela índia Angatu, dando início a um romance – logo proibido pelos superiores dos dois lados.

O casal, porém, insistiu em encontros às escondidas, até que foi descoberto pelo chefe da tribo. Condenado à morte por flechadas, o jovem bandeirante foi amarrado ao tronco de uma árvore. Antes de cumprir sua sentença, declarou: “morro por Angatu”.

Apesar da versão poética, o nome da cidade deriva do tupi, das palavras porang (“bonito”) e katu (“bom”). Com cerca de 43 mil habitantes, a cidade na região do Norte Goiano se localiza praticamente à mesma distância de Goiânia (395 km) e de Brasília (406 km). Além disso, destaca-se como um importante polo de turismo cultural, atraindo visitantes com eventos como o Carnaval de Rua e o Arraial do Descoberto.

Para os pilotos que partem de Uruaçu (GO) e chegam a Porangatu neste domingo, o deslocamento será de 289 km, sendo 233 km de especial cronometrada (180 km para os caminhões). Com trechos de alta velocidade cobertos de pedras, o percurso só passa a ficar mais travado na segunda metade, com passagens por fazendas e trilhas sinuosas. Na segunta-feira, a caravana parte para Natividade, primeira parada no Tocantins.

O repórter viajou a convite da organização do Rally dos Sertões 2013

Veja as mulheres que agitam o mundo da velocidade:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade