0

Morre artista responsável por capacetes de Senna, Piquet e Fittipaldi

20 jul 2011
10h42
atualizado às 17h05

Morreu na madrugada desta quarta-feira Cloacyr Sidney Mosca, o Sid Mosca, artista responsável pela pintura dos capacetes de pilotos como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Mosca vinha sofrendo há dois anos de um câncer na região da bexiga. Mosca estava internado desde sábado no Hospital Albert Einstein.

O artista iniciou a carreira no automobilismo como piloto, na década de 70, mas o visual da pintura dos carros que pilotava acabou chamando mais atenção do que seu desempenho nas pistas. Assim, Sid começou a pintar carros e capacetes de outros pilotos.

O desenhista, que tinha 74 anos, foi responsável pela pintura de nove capacetes campeões mundiais: Emerson Fittipaldi (1972/1974), Nelson Piquet (1981/1983/1987), Ayrton Senna (1988/1990/1991) e Keke Rosberg (1982). Mosca também pintou diversos carros de F1, de equipes como Brabham, Lotus e Jordan. Ele também foi responsável pela pintura do único carro brasileiro na categoria, o Copersucar-Fittipaldi.

Outros pilotos também tiveram seus capacetes desenhados pelo artista como Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz, André Ribeiro e Raul Boesel. Sid Mosca será velado às 12h (de Brasília) no Cemitério Congonhas, em São Paulo, mesmo local onde será enterrado, às 16h.

Pilotos lamentam a morte de Sid

Diversos pilotos lamentaram esta manhã a morte de Sid Mosca. A piloto da Fórmula Indy Bia Figueiredo postou uma mensagem no Twitter. "O céu ganhou, hoje, uma grande estrela: o homem que deu vida e personalidade ao capacete dos maiores campeões do mundo. RIP Sid Mosca".

O piloto de Stock Car e ex-piloto de F1 Luciano Burti também lamentou a morte. "O dia começa com uma noticia triste. Sid Mosca, o mestre das pinturas de capacetes, faleceu nessa madrugada, que Deus o tenha...", afirmou. "Sid deixou a marca de amor pelo seu trabalho e o carinho por nós pilotos. E isso será lembrado para sempre por todos nós!", escreveu Burti no microblog.

Helio Castroneves, piloto da Penske na Fórmula Indy, comentou a morte de Sid. "Meu Deus, estou chocado com a notícia do falecimento do gênio Sid Mosca. Que Deus o abençoe e proteja. Obrigado por tudo, querido amigo!", declarou Castroneves.

O piloto da Williams Rubens Barrichello também escreveu na sua conta no Twitter sobre Sid. "Amigos...é com grande pesar q recebi a noticia da morte do grande Sid Mosca...foi ele quem pintou meu primeiro capacete...", lamentou. "Sid foi sempre muito querido por todos...pra mim ficará teu sorriso e teu abraço amigo. E o 'painted by SID' pra sempre no meu capacete...", finalizou o brasileiro.

Sid Mosca foi projetista dos famosos capacetes de Ayrton Senna
Sid Mosca foi projetista dos famosos capacetes de Ayrton Senna
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade