PUBLICIDADE

Dakar premia campeões de 2011 em Buenos Aires

16 jan 2011 - 16h15
(atualizado às 17h20)
Compartilhar

Marc Coma, Alejandro Patronelli, Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk e Vladimir Chagin/ Sergey Savostin/ Ildar Shaysultanov são os nomes que entram para a história como os vencedores da 33ª edição do Rally Dakar, a terceira na América do Sul. O último compromisso dos aventureiros foi realizado neste domingo, 16 de janeiro, com a entrega dos troféus em Buenos Aires, Argentina.

Foram 9.500 quilômetros, incluindo 5.000 de trechos cronometrados, deixando para trás 204 veículos que largaram em 1º de janeiro.

Na categoria Motos, Marc Coma chegou à sua terceira conquista, após ter levantado o troféu em 2006 e 2009. Em uma briga acirrada com seu companheiro de equipe, o francês Cyril Despres, o espanhol mostrou controle nas dunas de areia e sal do Deserto do Atacama para sair vitorioso. Foram cinco vitórias e dez dias na liderança para confirmar o tricampeonato.

Após ficar com o vice de 2010, atrás justamente do irmão Marcos Patronelli, Alejandro chegou à sua primeira conquista. Em seu segundo ano de participação, ele aproveitou a ausência do parente para vencer o Dakar. Com uma pilotagem agressiva sob seu quadriciclo, o argentino dominou a categoria com cinco vitórias e nove estágios em primeiro lugar.

Nasser Al-Attiyah comemorou sua sexta participação com o inédito primeiro lugar. Ao lado do navegador Timo Gottschalk, o piloto do Catar conseguiu conter o avanço do companheiro de equipe Carlos Sainz para chegar ao troféu. Os erros do espanhol, que por duas vezes ficou parado na areia fofa, ajudaram Al-Attiyah a aumentar sua vantagem na classificação geral.

Vladimir Chagin aproveitou 2011 não só para chegar ao seu sétimo título entre os Caminhões, mas para derrubar recordes. O russo é dono do maior número de títulos, desbancando seu conterrâneo Karel Loprais. Com 63 vitórias, ele também é o maior vencedor de etapas da competição, passando a frente do francês Stéphane Peterhansel.

Marc Coma foi um dos campeões do rali
Marc Coma foi um dos campeões do rali
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade