Copiloto britânico Gareth Roberts morre em acidente de rali
16 jun2012 - 08h34
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
O copiloto britânico Gareth Roberts, 24 anos, morreu neste sábado em um acidente na cidade italiana de Cefalù, na ilha da Sicília, durante uma prova especial da segunda etapa do rali Targa Florio.
Segundo a imprensa italiana, o Peugeot 207 com que Roberts e o piloto Craig Breen disputavam a prova atravessou a mureta de proteção da pista e acabou caindo.
Craig Breen saiu ileso do acidente, mas Roberts sofreu graves ferimentos e, apesar do socorro médico que recebeu na pista, não resistiu.
Os organizadores do rali decidiram suspender a corrida após a morte de Roberts, segundo informou o presidente do comitê organizador, Vincenzo Crescimanno, que classificou o incidente como uma "tragédia em um acidente banal", pois ocorreu em uma curva que não era complicada. "Não sabemos explicar como pôde acontecer", afirmou.
Piloto alemão Michael Krumm dirige Delta Wing nos testes para as 24 Horas de Le Mans, no início de junho. O protótipo revolucionário participará da prova neste fim de semana e será guiado também pelo escocês Marino Franchitti, irmão de Dario Franchitti, tetracampeão da Fórmula Indy
Foto: AFP
Pilotos Michael Krumm, Marino Franchitti e Satoshi Motoyama posam ao lado do Delta Wing, carro inovador adotado pela Nissan, durante a inspeção técnica para a 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, na última segunda-feira. Tradicional prova reúne 56 carros e 168 pilotos
Foto: AFP
Carro inovador participou dos treinos oficiais para a corrida na última quarta-feira em Le Mans
Foto: AP
Delta Wing é visto nos boxes durante os testes para o tradicional evento, disputado pela primeira vez em 1923 no Circuit de la Sarthe
Foto: AP
Carro para competir na França foi apresentado oficialmente em 13 de março, em Londres. Segundo Dario Franchitti, Marino está muito empolgado para participar da prova
Foto: AP
Apelidado de "Batmóvel", veículo tem design parecido ao de um avião; as rodas dianteiras se localizam muito próximas uma da outra, e o piloto se senta no eixo traseiro
Foto: AP
Em entrevista ao Terra, Dario Franchitti disse que a primeira pergunta que fez ao irmão sobre a inovação era se conseguia realizar as curvas normalmente. "Ele disse que fazia curva muito bem e ama dirigir o carro", contou o piloto da Indy
Foto: AP
O projeto Delta Wing é de autoria de Ben Bowlby (à esq.), ex-Lola, e tem como objetivo otimizar o aproveitamento das energias utilizadas, assim como melhorar o balanço entre peso, potência e arrasto aerodinâmico. O carro com motores da Nissan pesa apenas cerca de 480 kg
Foto: Reuters
Em Le Mans, o projeto é de responsabilidade da Highcroft Racing, equipe americana que já participou da prova há duas temporadas. Também houve apoio da Michelin, que fabricou pneus especiais para o modelo
Foto: AP
Um dos pilotos da equipe nas 24 Horas de Le Mans, o escocês Marino Franchitti (à esq.), 33 anos, é irmão de Dario Franchitti, tetracampeão da Fórmula Indy - foram títulos nos três últimos anos com a Chip Ganassi e um com a Andretti Green em 2007. O outro corredor na foto é o alemão Michael Krumm (à dir.)
Foto: AP
Com a assessoria de Dan Gurney e Don Panoz, o Delta Wing transformou-se em protótipo esportivo. Entre as inovações, estão a enorme asa inferior na traseira e a utilização de controle vetorial. "Ele trabalha com a Highcroft e com alguns de seus heróis como Gurney. Ele está realmente empolgado, vai ser interessante", afirmou Dario Franchitti, sobre o irmão. O americano Dan Gurney, 81 anos, foi piloto da Fórmula 1 entre 1959 e 1968
Foto: Reuters
O Delta Wing se candidatou para se tornar o carro-padrão da Fórmula Indy em 2012, mas perdeu a disputa para o chassi da Dallara
Foto: AP
"Eu acho que é uma ótima coisa, porque há tanta inovação no design e no conceito", discursou Dario Franchitti. "Meu chefe Chip Ganassi foi o cara que colocou dinheiro para começar a produção, havia ótimas pessoas envolvidas, mas para mim eu radical demais para toda uma série começar a usar sem ser testado era radical demais"
Foto: Reuters
Em Le Mans, o Delta Wing participará da prova em caráter experimental - portanto, não competirá por pontos
Foto: Reuters
Na apresentação do modelo, o vice-presidente executivo da Nissan, Andy Palmer, ressaltou que as regras estritas dos esportes a motor fez os carros se tornarem cada vez mais similares. Com a inovação, ele pretende mudar esse cenário com "um vasto número de ideias altamente inovadoras" que podem ser aproveitadas pelos veículos de rua
Foto: Reuters
Nesta foto de 10 de fevereiro de 2010, Dario Franchitti observa a exposição do Delta Wing em Chicago. Na ocasião, Ben Bowlby apresentava o conceito que disputaria a oportunidade de ser empregado na Fórmula Indy
Foto: Getty Images
Americano Graham Rahal, 23 anos e também piloto da Chip Ganassi na Indy, parecia assustado ao checar o design do protótipo que foi dispensado em prol da Dallara. "Não sei o que o futuro traz, mas acho que não seria correto para a Indy assinar e usar sem ser provado que funcionasse. Infelizmente era um pouco radical demais", argumentou Dario Franchitti