PUBLICIDADE

Para médico, "impacto lateral" foi fatal para Sondermann

5 abr 2011 - 12h10
(atualizado às 12h23)
Compartilhar

O acidente fatal do paulista Gustavo Sondermann trouxe novamente à tona a questão da segurança no automobilismo. O piloto, que disputava a Copa Montana, teve morte cerebral após grave acidente no autódromo de Interlagos. Médico da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Dr. Dino Altmann acredita que o ângulo em que Sondermann foi atingido foi decisivo.

Veja acidente que matou piloto da Copa Montana:

"O impacto foi maior devido ao ângulo em que os outros carros bateram nele. Isso compromete, foi um impacto muito forte", disse Altmann, que foi um dos médicos que atendeu Sondermann ainda na pista de Interlagos. "O problema são os impactos laterais. As proteções não são tão eficientes na lateral. Você tem proteção frontal, traseira, mas na lateral a única proteção que tem é a do carro", acrescentou.

No último domingo, Sondermann bateu na Curva do Café e rodou na pista, quando foi atingido por outros carros que vinham atrás. Um deles foi o de Pedro Boesel, que também precisou de atendimento médico depois do ocorrido.

O piloto sofreu fraturas na clavícula e no tornozelo, e passou por cirurgia nesta segunda-feira. "Ele está bem, está estável. Sofreu uma fratura de nível grande na clavícula e agora está em observação, sem previsão de alta", explicou Dr. Altmann.

O Hospital São Luiz, onde está internado Boesel, divulgou boletim médico sobre o estado do piloto na noite desta segunda-feira. Confira a íntegra do parecer médico:

"O Hospital São Luiz informa que o piloto Pedro Boesel deu entrada na Unidade Morumbi às 14h35 de 03 de abril, após acidente durante prova automobilística, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O paciente foi transportado para o Hospital São Luiz Unidade Morumbi imediatamente após receber atendimento médico do próprio hospital no Centro Médico do Autódromo.

Atendido inicialmente pela equipe de emergência do pronto socorro da Unidade, Boesel foi transferido para a UTI. No momento da entrada estava consciente. Após exames clínico, neurológico, cirúrgico, ortopédico e de imagem, foram constatadas contusões de tornozelo e pé esquerdo e fratura de clavícula direita com indicação de tratamento cirúrgico.

A cirurgia foi realizada com sucesso, o paciente encontra-se estável e lúcido, com evolução clínica satisfatória. Permanecerá internado na UTI sem previsão de alta hospitalar.

Diretoria Médica, Hospital São Luiz Unidade Morumbi"

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade