PUBLICIDADE

Pilotos defendem presença de "domingueiros" em 500 Milhas

26 nov 2010 - 16h58
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Cotia (SP)

O anúncio de que as 500 Milhas de kart da Granja Viana passarão a ser disputadas em Santa Catarina a partir de 2011 fez com que os organizadores tivessem uma preocupação: manter o clima familiar da disputa. Em entrevista nesta sexta-feira na cidade de Cotia, nomes como Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi, pioneiros da corrida, defenderam a presença de pilotos de diversos níveis na pista.

"Esse é um evento que, não tenho dúvida, tem aquela coisa da vitória, mas também é muito familiar. Tem (piloto da) Fórmula 1, Fórmula Indy, Stock Car e 'domingueiro'", disse Barrichello no evento.

O ponto de vista é semelhante ao defendido por Kanaan, que quer manter os iniciantes correndo ao lado dos experientes na disputa. "Eles têm a gente como ídolo, uma referência. A gente dá aquela oportunidade de o garoto chegar segunda-feira na escola e falar: 'pô, passei o Tony Kanaan por fora'. E eu tenho que explicar para o meu filho porque ele me passou por fora", brincou o baiano da Fórmula Indy.

Kanaan, porém, defendeu uma grande qualidade da corrida - a partir do ano que vem, provavelmente as 500 Milhas de Beto Carrero World: segundo ele, apesar da diferença de nível dos pilotos, o clima de férias fica do lado de fora da pista. Na prova, ninguém dá descanso.

"Começou na brincadeira na primeira hora que ele (Felipe Giaffone, organizador) falou. Depois que sentou no kart, nunca mais foi brincadeira", disse o agora ex-piloto da Andretti. "Na hora que tá no kart, a gente tá aqui para ganhar", completou.

Christian Fittipaldi, também presente à entrevista coletiva da Granja Viana, se mostrou um pouco desapontado com a mudança. Um dos pioneiros da corrida anual de resistência, que chega a sua 14ª edição em 2010, o ex-piloto de equipes como Minardi e Footwork na Fórmula 1 aposta em uma renovação das 500 Milhas com a mudança para Santa Catarina.

"A prova ano que vem vai ganhar uma vida nova - não que estivesse desgastada", disse Christian. "Vai ser a prova de maior sucesso que tivemos até hoje. Eu adorava essa corrida, mas tenho certeza de que vai ser melhor para os pilotos, para os patrocinadores e para o público", completou.

Kanaan brinca com ultrapassagens de novatos: "tenho que explicar para o meu filho"
Kanaan brinca com ultrapassagens de novatos: "tenho que explicar para o meu filho"
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade