PUBLICIDADE

Ricardo Maurício vence em Salvador; Rubinho tem primeiro pódio

19 mai 2013 - 13h22
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Barrichello subiu ao pódio pela primeira vez na Stock Car
Barrichello subiu ao pódio pela primeira vez na Stock Car
Foto: Miguel Costa Jr/MF2 / Divulgação

O paulista Ricardo Maurício teve a melhor tática e faturou o título da quarta etapa da Stock Car, em Salvador, neste domingo, ao completar o percurso em 41min31s159. O resultado marcou o retorno do piloto ao lugar mais alto do pódio, algo que não acontecia desde 2010, na Corrida do Milhão. A vitória ainda rendeu a ele o primeiro lugar do campeonato.

Com muita chuva na cidade, a corrida começou com grande tempo de atraso e a tática adotada pelos competidores foi fundamental para definir a prova. Rubens Barrichello, assim como Maurício, decidiu não fazer paradas e garantiu o segundo lugar, chegando ao primeiro pódio na modalidade.

Pressionando até o final, Thiago Camilo contou com um erro de Valdeno Brito para terminar na terceira colocação, 1s055 mais lento do que o campeão. Cacá Bueno, vice-líder da competição, largou em 20º, mostrou superação e terminou em quarto, seguido por Átila Abreu, que largou na pole.

Maurício e Barrichello assumiram suas posições após Patrick Gonçalves deixar a pista e bater no muro. Com a entrada do safety-car e a pista secando, alguns pilotos resolveram ir para aos boxes trocar os pneus, deixando as primeiras colocações para os pilotos.

Este foi o fim de semana mais positivo da carreira de Barrichello na nova categoria, começando com um quarto lugar no grid. No final da corrida, o piloto festejou o resultado se atirando nos braços dos mecânicos da Medley/Full Time, enquanto o diretor-técnico Maurício Ferreira tentava segurar as lágrimas.

Questionado se estava surpreso com o resultado, Barrichello disse que soube aproveitar as características do traçado. "Pista de rua não é só equipamento, é também onde o piloto pode fazer um pouco mais. Mas se antes de vir para cá eu pudesse comprar um ingresso de quarto no grid e segundo na corrida, eu teria feito negócio na hora. Nosso carro estava muito rápido e, em alguns momentos, até mais do que o do Ricardinho. Só que em circuitos assim é difícil de ultrapassar e isso pesou na nossa opção de permanecer com os mesmos pneus. Claro que o último safety car ajudou bastante, mas o importante é que estivemos competitivos o tempo todo", analisou.

Com a vitória, Maurício encerrou um longo jejum. Ele não triunfava desde a Corrida do Milhão de 2010, em Interlagos, e lembrou que chegou ao sexto pódio consecutivo. O piloto admitiu que contou mais com a sorte do que com qualquer planejamento estratégico.

"É difícil fazer uma escolha nessas horas. Não sabíamos se entrávamos, alguns pilotos arriscaram, era tudo uma incógnita. A pista estava secando depressa, mas aqueles que estavam com os pneus lisos teriam que passar muitos carros. A verdade é que o resultado final foi ditado pelo último safety car", lembrou.

Campeão de 2008 pela Medley, Maurício minimizou a liderança atual. "Uma prova muda muita coisa. Hoje (domingo) não aconteceu para o Serrinha, que estava na ponta do campeonato, amanhã pode ser comigo. O negócio é fazer o trabalho e não pensar muito nisso", disse.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade