PUBLICIDADE

Sertões: especial encurtada dá liderança a Spinelli/Youssef

Dupla da Mitsubishi Petrobras foi a melhor do dia e contou com penalidade para assumir a primeira posição

25 ago 2014 - 20h55
Compartilhar
Exibir comentários
Dupla Guiga Spinelli/Youssef Haddad assumiu a liderança entre os carros
Dupla Guiga Spinelli/Youssef Haddad assumiu a liderança entre os carros
Foto: Webventure/Divulgação

Em uma segunda etapa encurtada por opção da organização do evento, o Rally dos Sertões viu nesta segunda-feira os pilotos da cinco diferentes categorias atravessarem 70 km de especiais entre as cidades de Caldas Novas e Catalão, no último dia realizado inteiramente dentro de Goiás.

A mudança mais significativa na classificação aconteceu entre os carros, onde a dupla líder após a primeira etapa, Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, teve adicionados dez minutos no resultado acumulado, que fez com que ela despencasse para o quarto lugar na classificação.

Guiga Spinelli e Youssef Haddad assumiram a liderança após encerrarem o percurso em 48min30s. Piloto e navegador da Mitsubishi Petrobras comemoraram o resultado em uma parte simbólica do rali, pois a fábrica da montadora japonesa fica em Catalão, onde a prova terminou.

"Uma pena que cancelaram um trecho da especial. Significa praticamente 10% do rali. Espero que não faça falta lá na frente, porque a gente precisava dessa quilometragem em uma característica de prova que nos favorecia", comentou Youssef após a prova. Mesmo com um percurso breve, a dupla abriu dois minutos de vantagem em relação a Marcos Baumgart e Kleber Cincea, atuais segundo colocados.

"O tipo das estradas de hoje era bem mais agradável de pilotar, mais favoráveis para gente porque tinha muito menos salto e era uma estrada bem sinuosa, com piso escorregadio. Infelizmente a organização encurtou em quase 3/4 o tamanho original da especial, mas no geral a gente está satisfeito com o dia de hoje", afirmou Guiga Spinelli.

Cristian Baumgart e Beco Andreotti fecharam a segunda-feira na terceira posição entre os carros.

Paulo Gonçalves liderou as motos nesta segunda-feira
Paulo Gonçalves liderou as motos nesta segunda-feira
Foto: Webventure/Divulgação

Entre as motos, o atual campeão Paulo Gonçalves foi o melhor da especial e reduziu a vantagem do espanhol Marc Coma na ponta da categoria para apenas 39 segundos.

"Esse rali está sendo bem legal para mim. Eu venci o prólogo, no segundo dia tive um problema pequeno que eu tive que parar para resolver, acabei perdendo pouco tempo, fiquei na disputa. Hoje saí em terceiro. A especial foi encurtada para 70 km. Estava em um ritmo bastante forte, ganhei 1min20s do Marc (Coma), encostei nele", analisou o português do Team Honda.

O brasileiro Jean Azevedo foi o segundo melhor do dia e pulou para o terceiro lugar na classificação geral, deixando o português Helder Rodrigues e o espanhol Jordi Viladoms para trás. Os pilotos descansarão nesta noite para se prepararem para a especial mais longa até o momento, no deslocamento de Catalão até Paracatu, já em Minas Gerais. O percurso desta terça-feira terá cerca de 210 km.

Quadriciclos, UTVs e Caminhões

Os quadriciclos tiveram a alteração mais radical de posição até agora no evento. Líder no primeiro dia de especiais, o polonês Rafal Sonik foi apenas o sétimo nesta segunda-feira e foi ultrapassado por Robert Nahas, que assumiu a liderança, e Marcelo Medeiros na classificação geral.

No trajeto entre Caldas Novas e Catalão, Nahas foi o mais rápido, seguido por Tom Rosa e Gabriel Varela - piloto mais jovem de todo o rali, com 19 anos.

Entre os UTVs, a especial ficou marcada pela recuperação de José Hélio e Edmilson Camargo Jr., que não foram bem no domingo, mas obtiveram o melhor resultado desta segunda-feira. Com isso, a dupla está em terceiro após duas etapas, atrás dos líderes, Denísio Filho e Eduardo Shiga, e de Rodrigo Varela e João Henrique Arena.

Nos caminhões, Edu Piano, Solomon Mendes e Antonio Sales mantiveram a hegemonia, e repetiram o desempenho do domingo, fechando a especial do dia na primeira colocação. As demais posições ficaram inalteradas.

*O repórter viajou a convite do Rally dos Sertões

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade