Stock Car 2008

› Esportes › Automobilismo › Stock Car › Stock Car 2008

Stock Car 2008

O Campeonato da Stock Car V8 manteve nesta temporada o formato dos playoffs, criado pela Nascar. Os dez mais bem classificados nas oito primeiras etapas são separados e disputam entre si o título nas quatro corridas finais.

Após as oito etapas, os dez melhores ficam com a seguinte classificação:

1º - 225 pontos
2º - 220 pontos
3º - 216 pontos
4º - 214 pontos
5º - 212 pontos
6º - 210 pontos
7º - 209 pontos
8º - 208 pontos
9º - 207 pontos
10º - 206 pontos

Pontuação regular
1º - 25 pontos
2º - 20 pontos
3º - 16 pontos
4º - 14 pontos
5º - 12 pontos
6º - 10 pontos
7º - 9 pontos
8º - 8 pontos
9º - 7 pontos
10º - 6 pontos
11º - 5 pontos
12º - 4 pontos
13º - 3 pontos
14º - 2 pontos
15º - 1 ponto

Definição do grid
A novidade para 2008 será a realização de duelos para a definição dos seis primeiros colocados na Stock Car V8. Para chegar até a fase decisiva os pilotos terão de passar por duas rodadas anteriores.

Na primeira, serão 30 minutos de boxe aberto para a definição do grid da 16ª a 34ª colocação. Os 15 melhores voltam para mais 20 minutos na pista, que definirão as posições de 7º a 15º.

Na parte final, chamada de Super Classificação, os seis mais rápidos serão divididos em três baterias: 1º x 6º, 2º x 5º e 3º x 4º. Elas serão compostas por uma volta de aceleração, uma largada lançada, duas voltas cronometradas e uma volta de desaceleração.

Os três vencedores ocuparão os três primeiros lugares no grid, de acordo com o melhor tempo obtido na soma das duas voltas cronometradas na Super Classificação. O mesmo critério será utilizado para dividir os perdedores entre a 4ª e a 6ª posição.

Concorrência
Assim como em 2007, a General Motors, a Mitsubishi, a Volkswagen e a Peugeot seguem como os chassis da Stock Car V8. Os pilotos da Chevrolet correrão com o casco do modelo Astra, os competidores da montadora japonesa competirão com o do Lancer, os representantes da Volkswagen estarão com o Bora e os da Peugeot estarão com o 307.

Rebaixamento
A partir deste ano, as equipes, todas formadas por dois pilotos, terão de se preocupar com o rebaixamento na categoria. Em 2008, o grid da Stock Car V8 terá a presença de 34 carros, sendo as 16 equipes do último ano e campeã da Stock Car Light. Para 2009, apenas as 14 primeiras equipes permanecerão na categoria principal. As duas melhores da antiga Light, agora chamada de Copa Vicar, serão promovidas e completarão 32 carros no grid do próximo ano. Quem não se classificar, disputará a Copa Vicar em 209.

Reabastecimento
Após quatro anos, a Stock Car V8 terá a volta do pit stop para reabastecimento durante a corrida. As regras e o procedimento serão especificados durante o regulamento particular de cada prova.

Corrida do Milhão
Será realizada em 2008 pela primeira vez na Stock Car V8 uma etapa diferenciada, que distribuirá US$ 1 milhão ao vencedor. Sétima da temporada, a prova será disputada no dia 31 de agosto, mas ainda não tem o local definido.

Antidoping
Após as denúncias do piloto Renato Russo de que pilotos usavam bebidas alcoólicas e drogas na categoria, a Stock Car terá em 2008 a realização de testes antidoping em suas três divisões: a V8, Copa Vicar e Júnior. De acordo com o regulamento, os controles poderão ser realizados durante ou ao final de uma prova.

Domínio
O experiente Ingo Hoffmann é o maior campeão da Stock Car. O ex-piloto de Fórmula 1 já conquistou o título da principal categoria de turismo do automobilismo brasileiro em 12 oportunidades, sendo a última em 2002.

Atual bicampeão
O carioca Cacá Bueno é o atual bicampeão da categoria após ter quebrado uma seqüência de vice-campeonatos. Nas duas ocasiões e que Cacá ficou em segundo lugar, a Stock Car havia sido dominada por Giuliano Losacco, que não repetiu a mesma regularidade em 2006 e 2007.