Salustiano vence depois de Zonta perder capô
Na abertura da temporada 2009 da Stock Car em Interlagos, seis veículos ficaram sem capô depois de leves toques em adversários. Paulo Salustiano confirmou a vitória graças à desclassificação de Ricardo Zonta, que ganharia a corrida caso não tivesse sido vítima de um destes acidentes.
Devido a uma falha de projeto nos novos modelos da Stock Car, Zonta, Allan Khodair, Alceu Feldman e Popó Bueno acabaram obrigados pela direção de prova a parar nos boxes e recolocar a peça, porém o antigo piloto da Fórmula 1, como brigava pelo triunfo com Salustiano, desobedeceu a determinação.
Assim, Zonta, que havia largado somente na nona colocação, ficou sem o resultado positivo apesar de ter cruzado a linha de chegada em primeiro. Protagonista de uma bela disputa com Salustiano, ele tinha o carro tão mais rápido que conseguiu ultrapassar o rival mesmo com menos pressão aerodinâmica, porém acabou tendo confirmada a bandeira preta, em decisão polêmica.
"O problema é no projeto do carro", reclamou Juan Carlos, chefe da equipe RZ Racing, a escuderia do corredor que acabou desclassificado, à TV Globo. "Ninguém teve chances de andar mais que 20 ou 25 voltas, não é justo penalizar um projeto que ainda estamos tentando finalizar".
Apesar de ter sido batido por Zonta na pista, Salustiano conseguiu garantir a vitória, a primeira de seus 25 anos de vida. Representante da Vogel Motorsport, ele viu a dobradinha de seu time ser frustrada por causa do abandono de Thiago Camilo, que estava na segunda colocação, porém teve problemas no carro.
Sem Camilo e Zonta, quem acabou herdando a vice-liderança foi Ricardo Maurício, que começou bem a tentativa de defesa do título conquistado na última temporada. Também com um bom resultado ficou Antonio Pizzonia, que completou o pódio em sua estréia pela Amir Nasr.
Veja a classificação da prova:
1. Paulo Salustiano (Vogel Motorsport) - 46m49s813
2. Ricardo Maurício (RC Competições) - a 1s677
3. Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) - a 2s028
4. Daniel Serra (WA Mattheis Competições) - a 2s182
5. Nonô Figueiredo (Pamplona's Motorsport) - a 4s516
6. Lico Kaesemodel (AMG Motorsport) - a 10s109
7. Átila Abreu (AMG Motorsport) - a 17s646
8. Allam Khodair (Full Time Competições) - a 18s395
9. Giuliano Losacco (JF Racing) - a 22s800
10. Xandinho Negrão (A. Mattheis Competições) - a 26s683
11. Valdeno Brito (RCM Motorsport) - a 30s793
12. David Muffato (RC3 Bassani) - a 35s731
13. Cacá Bueno (WA Mattheis Competições) - a 39s070
14. Norberto Gresse (Hot Car Competições) - a 44s220
15. Enrique Bernoldi (RCM Motorsport) - a 44s890
16. Thiago Marques (JF Racing) - a 1m07s870
17. Alceu Feldmann (Boettger Competições) - a 1 volta
18. Duda Pamplona (Pamplona's Motorsport) - a 3 voltas
19. Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani) - a 3 voltas
20. Popó Bueno (Hot Car Competições) - a 4 voltas
21. Ricardo Sperafico (RZ Racing) - a 4 voltas
22. Max Wilson (RC Competições) - a 4 voltas
23. Chico Serra (Avallone Motorsport) - a 5 voltas
24. Pedro Gomes (Action Power) - a 11 voltas
25. Felipe Maluhy (Avallone Motorsport) - a 21 voltas
26. Thiago Camilo (Vogel Motorsport) - a 22 voltas
27. Cláudio Capparelli (Amir Nasr Racing) - a 24 voltas
28. Luciano Burti (Boettger Competições) - a 24 voltas