Com novidades, Stock Car retorna a Interlagos
Duas novidades importantes passam a integrar o regulamento desportivo da Stock Car neste fim de semana em Interlagos, que receberá a quinta etapa da temporada. A primeira delas: ao contrário das provas anteriores, apenas os seis primeiros colocados no grid deverão obrigatoriamente correr com o mesmo jogo de pneus utilizados nas tomadas classificatórias. A outra será vista na obrigatória parada para reabastecimento de 20 litros e troca facultativa de pneus.
» Confira a classificação do campeonato
» Veja o calendário da Stock Car
As duas operações poderão ser realizadas simultaneamente, o que não ocorrera até agora, e os boxes ficarão abertos não mais durante uma janela de tempo predeterminada, mas a partir de uma volta depois do minuto 20 de prova e até o final.
Xandinho Negrão, integrante da equipe Medley, aprovou as mudanças e prevê uma disputa mais emocionante. "Vai ficar bem mais interessante, já que agora a estratégia realmente poderá fazer a diferença. Neste aspecto, as decisões tomadas pelos nossos engenheiros ajudaram sobremaneira na conquista do título e do vice de pilotos e equipes em 2008", lembra um dos dois estreantes da Stock Car neste ano, que ocupa a 12ª posição com 21 pontos.
O diretor-técnico da Medley acredita que as circunstâncias da prova também continuarão tendo peso relevante no resultado final. "Quem largar de sétimo para trás poderá sair com pneus novos. Mas a tendência é que acabem tendo de trocar por um jogo usado no pit stop, porque cada piloto tem direito a apenas dois sets zero por etapa e o primeiro já terá sido utilizado no qualifying", observa Andreas Mattheis.
"Em contrapartida, quem partir nas três primeiras filas terá um jogo novo para colocar durante a corrida. O ritmo da prova, o desgaste mais ou menos acentuado dos compostos e até a entrada de um safety car poderão influenciar na estratégia", acrescenta.