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Dirigente pede mudança na data de etapa gaúcha

20 nov 2009 - 15h47
(atualizado às 16h15)
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Esta não é a primeira vez que a chuva atrapalha uma etapa da Stock Car no Rio Grande do Sul. Tanto que o diretor-técnico da Equipe Medley, Andreas Mattheis sugeriu que a prova seja na primeira metade do calendário

"Nos últimos anos, este foi o terceiro problema sério no estado. Se a ventania e a tempestade de quinta tivessem ocorrido domingo durante a corrida, ninguém sabe o que poderia ter acontecido. Se há um problema com o clima nesta época do ano, devemos antecipar a data da prova", justificou Mattheis.

A passagem de um ciclone por áreas do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira danificou casas, provocou inundações, deixou mais de sete mil pessoas desabrigadas e também levou prejuízos à Stock Car. Montadas acima dos boxes, as tendas dos espaços Vips saíram voando. Os vidros da sala de direção de prova explodiram, um poste de iluminação caiu e um funcionário de uma equipe ficou ferido sem gravidade. Mattheis estava ao lado da área que abrigava os carros da Stock Car Junior quando a estrutura foi ao chão.

"Felizmente, consegui escapar rapidamente quando percebi o aumento da intensidade do vento. Mas o susto foi grande", comentou Mattheis.

Nos últimos anos, fenômenos climáticos vêm complicando a vida da Stock Car no Rio Grande do Sul. Já causaram o cancelamento de treinos em Tarumã, em função de chuvas torrenciais que inviabilizaram a utilização de uma pista de alta velocidade com precário sistema de drenagem e segurança complicada pela falta de áreas de escape adequadas. Em 2006, o goiano Rubens Fontes venceu pela única vez na categoria ao final de uma corrida com apenas sete voltas com bandeira verde. Inconformado com o desfecho, parte do público reagiu arremessando até cadeiras para dentro da pista.

No mesmo campeonato, ventania semelhante em Santa Cruz do Sul, no interior do estado, gerou idênticos problemas e preocupação verificados nesta semana em Tarumã. A Stock Car está se despedindo do velho traçado de 3.016 metros, inaugurado em 1970. A estrutura do autódromo, no entanto, permanece tão arcaica quanto na época de seu nascimento. Cães na pista, como verificado nos ensaios de hoje, são outro complicador crônico do local.

No calendário de 2010, recentemente divulgado pelos organizadores, Tarumã dará lugar ao Velopark, igualmente localizado nas franjas da capital gaúcha.

"Mudar apenas o local não adianta, porque o Velopark nem fica distante daqui. A questão é a data", reforçou Mattheis.

Fonte: Lancepress!
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