PUBLICIDADE

Veteranos preveem etapas parelhas em Sertões mais curto

Jean Azevedo e a dupla Spinelli-Youssef analisaram novo formato do rali, que terá três dias a menos de competição em 2014

23 ago 2014 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários
Dupla Spinelli-Youssef enfrenta trajeto mais enxuto busca mais um título
Dupla Spinelli-Youssef enfrenta trajeto mais enxuto busca mais um título
Foto: Vinicius Branca / Webventure/Divulgação

Jean Azevedo participa do seu 19º Rally dos Sertões, enquanto Guilherme Spinelli encara o maior evento Cross Country do Brasil pela 14ª vez. Preparados para brigar pelo título da edição de 2014 da competição a partir deste fim de semana, a dupla comentou na última sexta-feira o novo trajeto, mais curto em relação ao ano passado, com três dias a menos de disputas.

Com sete cidades no roteiro, o Rally dos Sertões de 2014 colocará os pilotos de carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs entre Goiânia e Belo Horizonte, pontos de partida e chegada do evento, respectivamente. Para Spinelli, tetracampeão e quatro vezes vice entre a categoria dos carros, o calendário mais enxuto permitirá disputas com um ritmo mais forte.

"O que mais vai mudar é que a corrida vai ficar em um ritmo mais forte. São em torno de 1000 km a menos quando comparado ao ano passado, três dias a menos, então a gente vai ter uma reserva de equipamento que vai poder forçar mais não só o carro, mas também a dupla, já que a gente não tem tantos quilômetros para se desgastar. Vai tornar o rali mais parecido com um rali curto do que com um rali longo", avaliou o piloto, que compete ao lado de Youssef Haddad, o navegador da dupla da equipe Mitsubishi Petrobras.

Bicampeão dos Sertões, Youssef explicou que este ano o desgaste físico não será muito grande para ele e Spinelli. "Tende a não ser um rali fisicamente complicado, mesmo porque a gente vem de provas como o Rally Dakar que tem uma quilometragem tanto diária como total muito maior. Aqui além da quilometragem e dias ser menores, os deslocamentos são muito curtos, então você acaba chegando sempre cedo nas cidades seguintes, aí tem tempo para se recuperar para os dias seguintes."

Com mais participações no Rally dos Sertões no currículo, a maioria delas na categoria motos, na qual é pentacampeão, Jean Azevedo acredita que a duração menor do evento resultará em uma disputa mais intensa entre os compedidores. Pilotando sozinho, sem navegador - característica das motos -, Jean aposta na sua experiência para realizar uma competição com um número mínimo de erros que, segundo ele, podem ser fatais para as chances de vitória.

"Esse ano o rali vai ter sete dias, vai ser mais curto. Com certeza mais disputado, vão ter menos dias, menos quilômetros de especial e isso vai deixar a disputa mais intensa. O pouco que ficar para trás a gente não vai conseguir recuperar mais. A prova vai ficar mais emocionante ainda para quem tiver acompanhando de fora, principalmente a categoria de motos, que é válida pelo campeonato mundial, tem grandes equipes, com grandes pilotos então vai ter uma disputa intensa todos os dias para ver quem consegue chegar com a vitória lá em Belo Horizonte", projetou o piloto da equipe Honda.

Neste sábado o trio vitorioso retorna ao Autódromo de Goiânia, onde ocorrerá o deslocamento para a Largada do Prólogo e o slalon no local. 

*O repórter Rodrigo Trindade viajou a convite do Rally dos Sertões 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade