PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Ataque vacila, mas São Paulo vence e sai na frente do Avaí

4 mai 2011 - 23h44
(atualizado em 5/5/2011 às 13h03)
Compartilhar

Emanuel Colombari
Direto da São Paulo

O São Paulo precisou superar uma muralha chamada Renan nesta quarta-feira para vencer o Avaí por 1 a 0, em duelo no Estádio do Morumbi pelas quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro encontro entre os dois times por uma vaga nas semifinais, o time do técnico Paulo César Carpegiani tocou bem a bola e conseguiu criar muitas oportunidades de gol. Porém, parou quase sempre nas boas defesas do goleiro da equipe catarinense, que justificou a lembrança de seu nome para a Seleção Brasileira por parte do técnico Mano Menezes.

O time paulista mais uma vez contou com o bom momento de Carlinhos Paraíba, Ilsinho e Dagoberto - o atacante foi acionado sempre em boas condições, e só não voltou a ser decisivo como foi diante do Goiás porque Renan evitou uma derrota elástica de sua equipe. Marlos, que atuou no lugar de esperado Luís Fabiano, se mostrou insinuante na criação de jogadas pela direita, mas pecou nas finalizações e facilitou as defesas do camisa 20 do time do Avaí. Vaiado, deu lugar a Rivaldo aos 20min do segundo tempo.

Se Luís Fabiano teve sua estreia adiada, no desfalcado Avaí, a aposta do técnico Silas era na defesa para tentar resolver as coisas na partida de volta, em Florianópolis. Com uma linha de cinco jogadores à frente do goleiro, a equipe catarinense tinha como única opção de criação de jogadas o meia Estrada. Assim, praticamente não deu trabalho a Rogério Ceni, que conquistou sua vitória de número 300 no Estádio do Morumbi.

Com a vitória são-paulina, os dois times voltam a entrar em campo apenas na próxima quinta-feira, 12 de maio, para a partida de volta no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Quem passar encara Atlético-PR ou Vasco da Gama no duelo por uma vaga à decisão da Copa do Brasil.

O jogo

Mesmo diante de uma defesa bem posicionada, o São Paulo começou o jogo tocando a bola e procurando espaço. Foi assim que, aos 5min, ganhou um escanteio pela esquerda, que foi cobrado na área para Casemiro - o volante cabeceou sozinho e mandou por cima do gol de Renan. Aos 9min, depois de boa jogada no ataque, Carlinhos Paraíba recebeu a sobra na entrada da área e mandou por cima.

Em contrapartida, o Avaí, com poucas opções ofensivas, só chegou pela primeira vez com perigo aos 12min, em bola que William tentou lançar, mas que foi interceptada. A postura muito recuada do time catarinense dificultava a criação de jogadas por parte dos visitantes, principalmente pelo fato de ex-atacante santista permanecer isolado entre os defensores adversários.

Aos 16min, Renan começou a se destacar. Após a boa jogada de Ilsinho, Marlos recebeu na área pela direita e chutou; o goleiro avaiano apareceu bem e colocou para fora. Um minuto depois, Juan aproveitou a bobeada da defesa e abriu para Dagoberto correr pela esquerda; o atacante invadiu a área e bateu no pé de trave, que salvou Renan desta vez.

O Avaí tentava criar, principalmente com Estrada, mas com pouco sucesso. Dagoberto, por sua vez, teve duas chances pela direita: ao ser derrubado por Revson na entrada da área aos 23min, e ao dominar, girar e bater por cima aos 26min.

Com 30min de jogo, novamente a trave salvou Renan. Após boa jogada de pela direita, Marlos recebeu na esquerda e cruzou; o goleiro cortou parcialmente, e Jean acertou o pé do poste esquerdo. Aos 35min, o goleiro cresceu de novo diante do chute de Dagoberto pela esquerda, mandando para escanteio; na cobrança, Renan então se agigantou, tirando em cima da linha a cabeçada de Alex Silva, na melhor chance de jogo até então.

Mais tarde, aos 39min, nova vitória do camisa 20 do Avaí diante do camisa 25 do São Paulo. Impaciente, a torcida da equipe paulista nem esperou o intervalo para pedir a entrada de Rivaldo, e vaiou muito ao fim da etapa inicial.

Na volta, porém, o São Paulo nem precisou de muito tempo para marcar: aos 4min, Dagoberto cobrou o escanteio pela esquerda, e o zagueiro Revson, sozinho, desviou contra o próprio patrimônio.

Aos 9min, o mesmo Dagoberto lançou com precisão para Jean, que avançou pela direita e bateu ¿ mais uma vez, Renan apareceu bem. De novo, aos 14min, o goleiro defendeu o chute de Casemiro de fora da área; na sequência, Carlinhos Paraíba bate rasteiro pela direita e facilita a defesa do jovem arqueiro.

A partir daí, o jogo passou a ser mais morno: o Avaí saía pouco da defesa, enquanto o São Paulo tinha dificuldades para chegar ao ataque. Com Rivaldo na vaga de Marlos e Willian José no lugar de Ilsinho, o São Paulo perdeu parte do poder de criação, e chegou até a tomar um susto aos 29min, no cruzamento pela direita que Estrada cabeceou para fora.

O clube catarinense ainda tentou impor uma pressão sobre a defesa são-paulina. Entretanto, o bom posicionamento da defesa mandante impediu qualquer ameaça ao gol de Rogério Ceni.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 1 x 0 Avaí

Gols

São Paulo: Revson (contra), aos 4min do segundo tempo

São Paulo
Rogério Ceni; Xandão, Alex Silva e Miranda (Luiz Eduardo); Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Ilsinho (Willian José) e Juan; Marlos (Rivaldo) e Dagoberto. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Avaí
Renan; Diogo Orlando, Gustavo Bastos, Revson, Emerson Nunes e Julinho; Marcinho Guerreiro (Felipe), Acleisson e Estrada (Marquinho Gabriel); Robinho (Romano) e William. Técnico:

Cartões Amarelos
Avaí: Emerson Nunes, Revson e Estrada

Árbitro
André Luiz Castro

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade