PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Perto de degola, Goiás elimina Avaí e desafia Palmeiras na semi

11 nov 2010 - 21h53
(atualizado às 22h44)
Compartilhar

Em situação crítica no Campeonato Brasileiro, competição a qual ocupa a penúltima colocação e está prestes a ser rebaixado, o Goiás avançou à semifinal da Copa Sul-Americana. Atuando fora de casa, o time de Goiânia derrotou o Avaí pelo placar de 1 a 0, em pleno Estádio da Ressacada, e desafiará o Palmeiras na disputa que valerá um lugar na decisão do torneio.

Depois de empatar dentro de casa o primeiro duelo por 2 a 2, o Goiás apenas se classificaria, no mínimo, se conseguisse um empate por 3 a 3, ou mais gols, fora de casa. No entanto, com uma atuação eficiente, o clube do Centro-Oeste fez mais que isso e superou o Avaí, calando a torcida do time Florianópolis.

Diante do Palmeiras, o Goiás encontrará o mesmo cenário do confronto diante do Avaí. A primeira partida da fase semifinal está marcada para o próximo dia 17, em Goiânia. Uma semana depois, o clube goiano viajará até São Paulo para pegar o time de Luiz Felipe Scolari, no Estádio do Pacaembu.

O jogo - Apesar da importância do jogo - as duas equipes escalaram titulares -, Avaí e Goiás não impuseram grande ritmo no primeiro tempo. As emoções ficaram restritas a um dos únicos ataques do time visitante, aos 44min. Oportunista, Rafael Moura aproveitou passe de Felipe e, na pequena área, empurrou para as redes para marcar seu sexto gol na competição.

Na volta para o intervalo, um fato curioso chamou a atenção. O volante Marcelo Costa, do Goiás, confundiu-se nos vestiários e voltou ao gramado com a camisa 11 do atacante Felipe. Quando o árbitro Héber Roberto Lopes percebeu que tinham dois jogadores com o mesmo número em campo, pediu para que o meio-campista voltasse a vestir o número 17.

Já o Avaí também voltou com trocas: as mudanças de Benazzi, que colocou Jéferson e Robinho nos lugares de Rudnei e Valber. Precisando de apenas um gol para reverter o resultado, os anfitriões foram ao ataque e tiveram boa chance aos 14min, quando Emerson ficou com a sobra na área, girou e chutou por cima.

A última mudança dos mandantes foi efetuada já aos 21 min, quando o atacante Marcelinho ganhou a vaga do zagueiro Émerson Nunes, desfazendo o esquema com três defensores. O Goiás respondeu aos 24, quando Jones entrou no lugar de Felipe.

Precisando desesperadamene do gol de empate, o Avaí começou a criar chances. Aos 28, Diogo Orlando arriscou de fora da área e assustou Harlei. Dois minutos depois, o goleiro do Goiás teve que se esticar para evitar que Pará marcasse em cobrança de falta. A esperada pressão, no entanto, não aconteceu. Tranquilo, o Goiás ainda teve a chance de ampliar, mas Zé Carlos fez bela defesa em chute de Douglas.

FICHA TÉCNICA

Avaí 0 x 1 Goiás

Gols

Goiás: Rafael Moura, 44min do primeiro tempo

Ponto Forte do Avaí

O goleiro Zé Carlos, que evitou uma derrota maior ao fazer grandes defesas

Ponto Forte do Goiás

Forte marcação, além de eficiência e rapidez na saída para os contra-ataques

Ponto Fraco do Avaí

Muitos erros de passe, pouca objetividade, além de uma marcação falha, cedendo muitos espaços ao adversário

Ponto Fraco do Goiás

Muitos erros de finalização, que permitiram ao Avaí ameaçar nos instantes finais do jogo

Personagem do jogo

Rafael Moura, autor do gol da classificação do Goiás

Lance bizarro

O meio-campista Marcelo Costa, número 17, retornou a campo com a camisa 11, a mesma vestida pelo atacante Felipe. O árbitro Heber Roberto Lopes percebeu a ¿igualdade¿ somente aos cinco minutos do segundo tempo, quando um roupeiro do Goiás pegou o uniforme certo.

Esquema Tático do Avaí

3-5-2

Zé Carlos; Émerson Nunes (Marcelinho), Rafael e Émerson; Patric, Diogo Orlando, Rudinei (Jéferson), Caio e Pará; Válber (Robinho) e Roberto). Técnico: Vágner Benazzi

Esquema Tático do Goiás

3-5-2

Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe (Jones) e Rafael Moura. Técnico: Arthur Neto

Cartões Amarelos

Avaí: Válber, Rafael e Émerson Nunes
Goiás: Carlos Alberto e Marcão

Árbitro

Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)

Local

Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Com informações da Gazeta Esportiva

Os goianos calaram o Estádio da Ressacada e avançaram às semifinais da Copa Sul-Americana
Os goianos calaram o Estádio da Ressacada e avançaram às semifinais da Copa Sul-Americana
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade