PUBLICIDADE
Logo do Bahia

Bahia

Favoritar Time

Árbitro cita tumulto em súmula, e Bahia pode ser punido

15 set 2014 - 18h41
(atualizado às 20h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Bahia comemora vitória em casa, mas pode ter problemas com o STJD</p>
Bahia comemora vitória em casa, mas pode ter problemas com o STJD
Foto: Eduardo Martins/A Tarde / Futura Press

Apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, no domingo, em Feira de Santana, o Bahia deve sofrer uma nova punição. A atitude de alguns torcedores pode, mais uma vez, prejudicar o clube, já que o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior (CBF-PE) relatou na súmula um tumulto no Joia da Princesa.

No início do primeiro tempo, membros das torcidas organizadas do Bahia pularam o alambrado que os separava dos visitantes para retirar uma faixa de apoio ao Figueirense. Enquanto fãs do time catarinense tentavam se proteger, a Polícia Militar agia para retirar os tricolores, sendo oito deles presos e encaminhados para a delegacia.

O árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior registrou o ocorrido na súmula. "Aos 13min de jogo iniciou-se uma briga na arquibancada, paralisei a partida no momento que houve um lateral a favor da equipe do Figueirense e neste momento o policiamento sob comando do Major Carvalho conseguiu sanar o conflito prendendo oito torcedores do Bahia, fato informado pelo árbitro reserva", escreveu.

Com os acontecimentos, o Bahia pode ser enquadrado em, pelo menos, três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O 191 se refere a "deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de medidas para garantir a segurança dos torcedores antes, durante e após a realização da partida".

O 211, por sua vez, fala em "deixar de manter o local indicado para a realização da partida com infraestrutura necessária a assegurar a plena garantia e segurança para a sua realização". Já o 213 pune por "deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, além de atirar objetos no gramado". As sanções variam entre multa e perda de mando de campo.

Na partida do último domingo, o Bahia cumpria o último jogo da punição com perda de dois mandos de campo. Em 29 de maio, a equipe enfrentou o Santos, também em Feira de Santana, onde muitos torcedores ficaram presos em um dos setores do estádio, que ficou superlotado. A pena foi de um jogo com portões fechados e outro situado a uma distância mínima de 100 km de Salvador.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade