PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

Copa do Nordeste aumenta desafio para grandes e estreia estádio para 2014

19 jan 2013 - 07h01
(atualizado às 07h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os principais clubes do Nordeste viviam um problema no primeiro semestre, já que a maioria dos estaduais na região provocava um enfraquecimento nos elencos dos principais clubes para os campeonatos nacionais. Em 2012, a tentativa para mudar esse quadro é a volta da Copa do Nordeste, que irá reunir 16 times de sete estados nordestinos.

Segunda rodada da Copa Nordeste terá rodada dupla no Castelão: &nbsp;Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia.<br />
Segunda rodada da Copa Nordeste terá rodada dupla no Castelão:  Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia.
Foto: AFP

Maior vencedor do torneio em sua fase mais recente, o Vitória tem quatro títulos e foi o último vencedor. Em 2010, o time de Salvador superou o ABC para levantar a taça. De 1997 a 2003, o torneio foi disputado anualmente com três títulos para o rubro-negro baiano, dois para o Bahia e um para América de Natal e Sport, que ainda foi o campeão de 1994. A grande ausência em 2013 é o Náutico, já que um dos três únicos representantes do Nordeste na Série A ficou em quarto no Pernambucano e não conseguiu vaga.

O "Nordestão", como é chamado, terá três times pernambucanos: o bicampeão estadual Santa Cruz, Sport e Salgueiro. Além de Bahia e Vitória, os baianos também estarão representados pelo estreante Feirense. Ainda disputam o torneio os cearenses Ceará e Fortaleza; ABC e América de Natal (Rio Grande do Norte); Confiança e Itabaiana (Sergipe); Souza e Campinense (Paraíba) e, de Alagoas, ASA e CRB.

Jorginho comanda Bahia no grupo da morte (Foto: Divulgação)

O torneio deste ano ainda será marcado por ser a primeira competição oficial da CBF a utilizar um estádio que vai receber a Copa do Mundo de 2014: Castelão, em Fortaleza. No dia 27 deste mês, serão realizados dois clássicos no campo. Às 17h (de Brasília), o Fortaleza enfrenta o Sport. Às 19h30 (de Brasília), o Ceará recebe o Bahia.

Em 2013, o torneio tem início com a disputa de quatro quadrangulares. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. As disputas serão sempre em confrontos de ida e volta até chegar na final, que está marcada para os dias 10 e 17 de março. Veja como estão organizados os grupos da Copa do Nordeste 2013.

Grupo A: O grupo da morte

O Bahia e o Ceará são os favoritos. Vice-campeão da última Copa do Nordeste, o ABC não pode ser desprezado e o Itabaiana, campeão sergipano de 2012, corre por fora para tentar uma das vagas. Neste sábado, o Bahia recebe o Itabaiana em Pituaçu, a partir das 19h30 (de Brasília). Será a primeira partida dos baianos depois de conseguir fugir do rebaixamento para a Série B, quando deixaram o rival pernambucano Sport fora da elite do Brasileiro. E o Ceará enfrenta o ABC, a partir das 17h (de Brasília), no Presidente Vargas.

Grupo B: Aposta na tradição

O Sport já começa com um desafio importante a Copa do Nordeste, pois vai até Souza enfrentar o time paraibano, a partir das 17h (de Brasília), no Marizão. Rebaixado para a Série B no Brasileiro 2012, o time pernambucano quer iniciar uma reviravolta. Para isso, contratou o técnico Vadão, que tem um bom elenco à sua disposição com destaque para as contratações dos zagueiros Gabriel, Mateus e Maurício e do centroavante Roger. Outra potência do grupo, o Fortaleza também estreia fora de casa, diante do Confiança, no Lourival Batista, a partir das 17h (de Brasília), também no domingo.

Vitória se reforçou para a Copa do Nordeste e é favorito em seu grupo (Foto: Divulgação)

Grupo C: Vitória favorito

Maior vencedor da Copa do Nordeste, o Vitória conseguiu a classificação para a Série A 2013 e espera seguir em ritmo acelerado no primeiro torneio deste ano. A equipe baiana, no entanto, estreia contra um dos poucos campeões do torneio que não é de Salvador, o América-RN. A partida será no Nazarenão, a partir das 17h (de Brasília), deste domingo. Já o Salgueiro recebe o Asa, no Cornélio de Barros, no mesmo horário, esperando que a chuva que caiu no Nordeste nesta semana traga de volta os seus bons resultados.

Grupo D: Nivelamento total

O grupo D da Copa do Nordeste não tem favoritos. O destaque fica para o Santa Cruz, que colocou 55 mil ingressos à venda para a partida deste domingo, contra o CRB, no Arruda. Mas o bicampeão pernambucano ainda não conseguiu renovar com Dênis Marques, perdeu outros jogadores importantes como Weslley e vai depender da prata da casa para conseguir um bom resultado no torneio regional. No Joia da Princesa, no mesmo horário, o Feirense recebe o Confiança em uma partida tão equilibrada como deve ser a da capital pernambucana.

Baixe gratuitamente o aplicativo Sigo meu Time e acompanhe seu time do coração

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade