PUBLICIDADE

Alex nega polêmica com atletas da NBA: sem eles não temos chance

10 jul 2012 - 10h34
(atualizado em 11/7/2012 às 10h02)
Compartilhar

Henrique Moretti
Direto de Foz do Iguaçu*

Quase um ano depois, a crítica de Alex a Nenê no momento da classificação da Seleção Brasileira masculina de basquete à Olimpíada de Londres já se mostra superada. Segundo o ala, tanto o pivô como os outros jogadores da NBA que não participaram da campanha no Pré-Olímpico das Américas, em Mar del Plata, serão muito importantes para cumprir o objetivo de buscar uma medalha no Reino Unido.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Em setembro de 2011, no desembarque em São Paulo logo após o vice-campeonato no Pré-Olímpico, Alex absolveu o pivô Anderson Varejão e o ala-armador Leandrinho pela ausência no torneio, justificando que os atletas "sempre estavam" no grupo brasileiro, porém criticou o pivô do Washington Wizards: "o Nenê, de 11 anos de Seleção em que estou, junto com ele foram duas vezes só".

Nesta segunda-feira, em meio à preparação para a disputa do Super Four de Foz do Iguaçu, Alex voltou a falar sobre o assunto ao Terra e destacou a importância que o trio da NBA terá em Londres: "não tem (polêmica), não tem. Do jeito como ele (Nenê) chegou foi recebido muito bem, como foram o Leandrinho e o Anderson, eles sabem que são importantes. O Pré-Olímpico é importante, mas a Olimpíada é diferente - está alguns degraus acima -, e a gente sem eles não tem muita chance".

Nenê, 29 anos, não disputa um torneio oficial pelo Brasil desde o Pré-Olímpico de 2007, disputado em Las Vegas. Em 2011, ele pediu dispensa da competição em Mar del Plata alegando motivos pessoais e profissionais, mas nesta segunda se mostrava entrosado com o grupo, que ao final do treinamento noturno no Ginásio Costa Cavalcanti distribuiu autógrafos para membros do time juvenil e adulto de basquete de Foz do Iguaçu que assistiram às atividades.

Sorridente, Nenê atendeu os fãs e tirou uma série de fotos - ele ainda não concedeu entrevistas desde a chegada a Foz do Iguaçu e, segundo a assessoria da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), deve falar nesta terça-feira.

Como é de praxe na gestão de Magnano, o acesso da imprensa só foi liberado na parte final do treino, na qual os jogadores faziam brincadeiras e tentavam acertar arremessos do meio da quadra - o armador americano naturalizado brasileiro Larry Taylor conseguiu o feito, recebendo os cumprimentos dos colegas e dos fãs nas arquibancadas.

"O clima é esse aí que você viu aí, todo mundo amigo", disse Alex. "A gente joga junto há muito tempo. Apesar de o Nenê ter jogado pouco com a gente faz parte do grupo, tanto é que o entrosamento com ele é fácil demais. Mas é tranquilo, todo mundo no mesmo objetivo, todo mundo focado e a brincadeira sai para descontrair um pouco".

O objetivo da Seleção, que nesta quarta e quinta-feira disputa o Super Four na cidade paranaense com Argentina, Espanha B e Chile, é chegar a Londres em condição de buscar uma medalha, nas palavras do próprio ala.

"No ano passado aqui tivemos casa cheia e por isso que voltamos. Vimos que Foz do Iguaçu deu sorte, o público daqui deu sorte, ajudou muito, e voltamos justamente para tentar sair da Olimpíada com uma medalha ou tentar fazer um bom papel", disse Alex. Em 2011, a Seleção concluiu a preparação para o Pré-Olímpico justamente em Foz e, logo depois, foi vice-campeã em Mar del Plata, credenciando-se para encerrar um período de 16 anos longe do torneio olímpico de basquete masculino.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Basquete(CBB)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Jogadores se uniram para buscar uma medalha na Olimpíada, segundo Alex
Jogadores se uniram para buscar uma medalha na Olimpíada, segundo Alex
Foto: Colin Foster / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade