PUBLICIDADE

Antes de ‘final’, Grizzlies aumentam crise dos Lakers e ficam perto de vaga

14 abr 2014 - 08h50
Compartilhar

Nesta segunda-feira, Memphis Grizzlies e Phoenix Suns se enfrentam, no US Airways Center, em jogo que confrontará as duas únicas equipes que brigam pela última vaga da Conferência Oeste aos playoffs da NBA. Na véspera desta partida, considerada uma ‘final’ pelos amantes de basquete, porém, a franquia de Memphis deu um importante passo rumo à classificação para a pós-temporada. Na noite deste domingo, em visita ao Los Angeles Lakers, a equipe comandada por David Joerger aumentou a crise do tradicional time rival, venceu por 102 a 90 e ficou a um triunfo de garantir vaga na próxima fase do melhor basquete do mundo.

O grande nome do duelo, disputado no Staples Center, foi o pivô dos Grizzlies, Marc Gasol. Diferente de seu irmão mais famoso - Paul Gasol - , que, machucado, sequer entrou em quadra, o espanhol de Memphis brilhou, terminando o jogo com um duplo-duplo de 18 pontos e 15 rebotes. Este foi o maior número de bolas agarradas junto à tábua pelo jogador europeu na atual temporada. Quem também se destacou foi o armador Mike Conley, que foi o cestinha do jogo ao ter anotado 24 pontos. Do banco de reservas, o importante Mike Miller contribuiu com suas já famosas bolas de três pontos - foram três de quatro tentadas - e 13 pontos.

Pelo lado dos Lakers, que realizam, nesta temporada, a pior campanha da história da franquia, o maior pontuador foi o armador Jodie Meeks, com 20 tentos. Porém, no tempo em que o baixinho esteve em quadra, o time de Los Angeles amargou uma desvantagem de 19 pontos no placar, prova de que ele não apresentou grande contribuição defensiva à equipe. Destaque também para os números de Wesley Johnson, que encerrou a partida com um duplo-duplo de 15 pontos e 15 rebotes, Jordan Hill, também com dois dígitos em dois fundamentos (dez pontos e dez rebotes), e Nick Young, que saiu do banco de reservas para anotar 14 pontos.

Diferente do que se poderia imaginar, já que Memphis briga por vaga nos playoffs, e os Lakers já não têm mais chances de classificação há um bom tempo, o jogo foi equilibrado na maior parte do tempo no Staples Center. Sem conseguir impor o seu estilo de jogo, os Grizzlies saíram em desvantagem no placar, terminando o primeiro quarto com derrota parcial de 27 a 23. A partir do segundo período, porém, Marc Gasol e Mike Conley começaram a aparecer e colocaram os visitantes na frente, após triunfo por 30 a 25. Memphis ia aos vestiários com um ponto de frente.

Necessitando desesperadamente da vitória para depender das próprias forças em busca de uma vaga na pós-temporada, os Grizzlies voltaram com tudo do intervalo e decidiram o confronto no terceiro período. Mais precisamente, na metade final do quarto. Quando restavam 4m11s para o término, o time visitante emendou uma sequência de 13 pontos consecutivos, colocando um balde de água fria na boa atuação dos Lakers. Assim, foi ao último período com vantagem de 18 tentos (87 a 69). Nele, os comandados de David Joerger só administraram o placar, aproveitando as ausência dos machucados Kobe Bryant, Pau Gasol e Steve Nash nos Lakers, para conseguir uma importante vitória fora de casa.

Ela deixa os Grizzlies a apenas mais um triunfo nas duas próximas partidas - últimas da temporada regular - para conquistar a vaga restante da Conferência Oeste aos playoffs da NBA. Neste momento, a franquia de Memphis é a oitava colocada - limite de classificação -, com um jogo de frente sobre os Suns. Nesta segunda, a partir das 23 horas (de Brasília), ambas as equipes se enfrentam em Phoenix, em jogo decisivo para o futuro da temporada. Por sua vez, o Los Angeles Lakers, que amargou sua sétima derrota consecutiva, segue na vice-lanterna do lado ocidental da NBA, apenas torcendo para o pior ano de sua história se encerrar rapidamente.

Confira os resultados deste domingo na NBA

Indiana Pacers 102 x 97 Oklahoma City Thunder

Detroit Pistons 107 x 116 Toronto Raptors

Brooklyn Nets 97 x 88 Orlando Magic

New York Knicks 100 x 89 Chicago Bulls

Portland Trail Blazers 119 x 117 Golden State Warriors

Sacramento Kings 106 x 103 Minnesota Timberwolves

Los Angeles Lakers 90 x 102 Memphis Grizzlies

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade