PUBLICIDADE

Após derrota, Splitter vê Argentina "entalada" para possível reencontro

8 jul 2012 - 22h24
(atualizado em 9/7/2012 às 15h16)
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de Foz do Iguaçu

A Seleção Brasileira masculina de basquete já está em Foz do Iguaçu, onde disputará na quarta e na quinta-feira o Super Four com Argentina, Chile e Espanha B. Neste domingo, após treinamento no Ginásio Costa Cavalcanti, local dos jogos, o pivô Tiago Splitter minimizou qualquer tipo de polêmica com a arbitragem na derrota para os argentinos, no torneio amistoso realizado com os mesmos times na semana passada, em Buenos Aires. Ao mesmo tempo, porém, admitiu que o resultado negativo deixa a grande rival "entalada" na garganta verde e amarela.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Na última sexta-feira, o Brasil foi derrotado pelos donos da casa na final da competição por 80 a 74. Na ocasião, os jogadores e também o técnico Ruben Magnano se mostraram bastante irritados com o grande número de faltas marcadas contra o time (30 a 18 na comparação com os rivais).

"Na hora do jogo a gente está quente e quer ganhar, claro que no meio do jogo não estávamos de acordo com algumas decisões, mas não vamos botar isso como uma desculpa. Eles jogaram melhor e ganharam o jogo", afirmou Tiago Splitter, que foi excluído com cinco infrações no quarto período daquela partida.

Em preparação para a Olimpíada de Londres, onde estreia em 29 de julho contra a Austrália, o Brasil pode pegar a Argentina na decisão desta vez no Super Four de Foz de Iguaçu, pelo qual encara a Espanha B nesta quarta-feira; do outro lado da chave, argentinos e chilenos se enfrentam.

"Contra a Argentina sempre vamos brigar até a última bola para ganhar o jogo e não foi diferente, né? Até o finalzinho (estava) muito disputado, com chance para os dois times e não tem jeito: não tem como não perder para a Argentina e não ficar entalado", disse Splitter, sobre o possível reencontro.

Neste domingo, a Seleção trabalhou em dois períodos e, como é de praxe em seus treinamentos, Magnano só permitiu a entrada na imprensa na parte final das atividades. Questionado acerca da atuação do trio de juízes argentinos em Buenos Aires, o técnico adotou um discurso semelhante ao do jogador.

"Você vai me desculpar, mas minha experiência me fala que eu não devo... foi o que falei inclusive com os atletas: 'nós não vamos falar de arbitragem'", contou Magnano. "Vamos falar de nossos acertos e nossos erros. É certo que fiquei um pouco nervoso, mas acho que a gente tem que ter a capacidade de avaliar as situação e tirar proveito disso, é o que estamos fazendo".

Além de Splitter, o acúmulo de faltas também afetou Alex, carregado com três infrações já no primeiro tempo da partida. o ala era o principal responsável pela marcação a Emanuel Ginóbili e isso facilitou a exibição do argentino, conforme admitiu Magnano - o jogador do San Antonio Spurs terminou como o cestinha do confronto com 33 pontos.

Entre "erros e acertos", Magnano classificou o torneio amistoso na Argentina como "muito importante" na preparação para a Olimpíada de 2012. Na cidade, a equipe superou o Chile - "uma equipe jovem em processo de mudança", conforme definiu o técnico - na semifinal por 110 a 64 e perdeu para os donos da casa. "Apesar da derrota a equipe jogou de igual para igual na casa deles e teve possibilidades certas de ficar com a vitória", avaliou.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Ala-pivô da Seleção espera devolver em novo amistoso a derrota para a Argentina
Ala-pivô da Seleção espera devolver em novo amistoso a derrota para a Argentina
Foto: CBB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade