PUBLICIDADE

Após título, pivô Clarissa Santos é eleita MVP do Sul-Americano

19 ago 2014 - 15h45
Compartilhar

Vista como um dos grandes nomes da renovada Seleção feminina de basquete, a pivô Clarissa dos Santos, de 26 anos, ganhou nesta segunda-feira o troféu de MVP (jogadora mais valiosa) do 34º Campeonato Sul-Americano realizado em Ambato, no Equador. Nas cinco partidas que o Brasil disputou, a jogadora anotou 79 pontos (média de 15.8 por jogo), além de ter pego 69 rebotes (média de 13.8 por jogo).

Atleta do Unimed Americana (SP), Clarissa não esconde a felicidade por conta da conquista do prêmio e sonha em ser a melhor do mundo: "Venho trabalhando diariamente e me dedicando bastante. Quando um prêmio como esse chega é gratificante. Sei que preciso melhorar muito ainda, e venho me dedicando todos os dias para alcançar o meu máximo. Penso que já que escolhi ser jogadora de basquete, então tenho que tentar ser a melhor. É preciso estar pronto todos os dias, pois quando a dificuldade chegar você saberá como encarar".

Mas tanto talento não vem à toa. Clarissa acorda mais cedo que as outras atletas para fazer um trabalho de aquecimento, visando à diminuição do risco de lesão: "Eu acordo cedo naturalmente, então já inicio todos esses trabalhos que faria na quadra. Mesmo que pouco, ganho um tempo de quadra a mais para ir trabalhando a bola e fazendo antes as atividades. Para mim é muito importante os exercícios de fortalecimento por causa das lesões que já tive, para manter uma qualidade física um pouco melhor e não ter dificuldade de me manter no peso".

A carioca ainda fez questão de elogiar o técnico da Seleção, Luiz Augusto Zenon, que é responsável pela renovação do time brasileiro e visto como diferenciado por Clarissa: "O técnico Zanon (Luiz Augusto) tem uma cabeça muito diferente e uma visão mais aberta do que outros treinadores. Acredito que por comandar equipes masculinas em paralelo, o grau de exigência dele seja muito mais alto. Mas isso é uma coisa muito boa, pois nos possibilita crescermos como atletas. Talvez não consigamos alcançar o grau de exigência máxima dele, mas se aproximando já sabemos que é algo muito bom. Ele assumiu o comando da Seleção no ano passado e vem implementando seu sistema e filosofia de trabalho. E vem dando muitos frutos e resultados".

Pensando na preparação para a Copa do Mundo da Turquia, que acontece de 27 de setembro a cinco de outubro, o Brasil embarca ainda nesta terça-feira para a Europa, onde disputará os Torneios Internacionais em Istambul, de 22 a 24 de agosto, e em Limoges, na França, de 26 a 30 do mesmo mês.

A Seleção feminina conquistou o 25º título sul-americano e o 15º consecutivo invicto depois de derrotar a Argentina por 59 a 47. Com o resultado, o Brasil garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e também no Pré-Olímpico das Américas, também no Canadá.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade