1 evento ao vivo
Logo do Olimpíada 2016
Foto: terra

Olimpíada 2016

Os anunciantes aqui reunidos não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e patrocinam apenas este caderno especial.

Barbosa anuncia pré-lista do basquete feminino para Rio 2016

31 mai 2016
13h06
atualizado às 14h42
  • separator
  • 0
  • comentários

O técnico Antonio Carlos Barbosa anunciou nesta terça-feira a lista preliminar das atletas convocadas para defender a Seleção Brasileira feminina de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.  Para o primeiro período de treinamentos, o comandante do Brasil contará com 18 nomes. Desse grupo, seis atletas deverão ser cortadas, já que o número exigido para cada equipe nas Olimpíadas é de 12 jogadoras.

A base do grupo convocado são as atletas que disputaram o Campeonato Sul-Americano. Adrianinha e Isabela Ramona, que não puderam defender o Brasil na Venezuela porque ainda se recuperam de lesão, foram incluídas na lista de Antonio Carlos Barbosa. Já Damiris, que desistiu de jogar a WNBA por problemas particulares, também integra a equipe que iniciará sua preparação em Campinas.

Buscando voltar à elite do basquete feminino, a Seleção Brasileira terá a dura missão de encarar logo no primeiro jogo da fase de grupos a Austrália, tida como uma das favoritas ao pódio no Rio de Janeiro. Segundo o técnico Barbosa, sua equipe terá dificuldades, mas acredita que é possível realizar uma grande campanha atuando em casa.

Damiris é uma das 18 pré-convocadas por Barbosa para o Rio 2016
Damiris é uma das 18 pré-convocadas por Barbosa para o Rio 2016
Foto: Ivan Pacheco / Terra

“Acredito que nos possamos, sim, disputar uma medalha. Com exceção aos EUA, nenhum país pode cravar a conquista de uma medalha. Uma medalha já tem dono, você vai ter duas medalhas para sete ou nove equipes. A Sérvia foi campeã europeia perdendo três jogos, então há um equilíbrio muito grande na Europa. Os últimos resultados do Brasil nas Olimpíadas de 2012, embora o produto final tenha sido uma classificação muito ruim, não foram ruins. Quando fomos pra Sidney também estávamos distantes, perdemos três jogos na fase de classificação, terminamos em terceiro, cruzamos com a Rússia quando todos davam o jogo para nós como perdido e ganhamos delas. Minha filosofia de vida é sempre positiva, acreditar realmente que a gente pode chegar lá e fazer uma boa campanha”, afirmou.

A apresentação da maioria do grupo acontece no próximo dia 2 de junho, em Campinas, no interior de São Paulo. A Seleção Brasileira deverá permanecer na cidade até o dia 30 de junho, quando embarca para a França, onde realizará uma série de amistosos contra a seleção do país. O time francês ainda não possui vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e buscará a classificação jogando o Pré-Olímpico, que acontece no próprio país entre os dias 13 e 19 de junho.

Na volta ao Brasil a Seleção ainda participará de um torneio internacional junto com o Japão, França, novamente, e mais um adversário a definir. A competição quadrangular será realizada em Campinas, onde as comandadas de Barbosa voltarão a rotina de treinamentos. Antes de se hospedar na Vila Olímpica no dia 3 de agosto, elas ainda jogam um amistoso em Mogi das Cruzes contra um adversário também a definir.

Confira a lista preliminar completa da Seleção Brasileira feminina de basquete para o Rio 2016:

Adrianinha – América (PE)
Bárbara – Corinthians/Americana
Clarissa – Chicago Sky
Érika – Chicago Sky
Damiris – Corinthians/Americana
Gilmara – Corinthians/Americana
Isabela Ramona – Sampaio Basquete
Iziane – Sampaio Basquete
Jaqueline – Santo André
Joice – Corinthians/Americana
Karina Jacob – Sampaio Basquete
Kelly – América (PE)
Nadia – Sampaio Basquete
Palmira – Sampaio Basquete
Patrícia – Maranhão Basquete
Soeli – Maranhão Basquete
Tainá – América (PE)
Tatiane – América (PE)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade