PUBLICIDADE

Basquete: Venezuela bate Argentina e é campeã sul-americana

28 jul 2014 - 23h41
(atualizado em 29/7/2014 às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Anfitriã, a Venezuela é campeã do Campeonato Sul-Americano de Basquete 2014, realizado em Ilha de Margarita. Na grande final desta segunda-feira, no lotado Ginásio Isla Margarita, os venezuelanos venceram a Argentina por 74 a 65, com uma melhor atuação principalmente no segundo tempo da partida.

Foto: Fiba Americas / Divulgação

O cestinha da partida foi o venezuelano Vasquez, com 24 pontos, com mais de 32 minutos em quadra.O jogador também serviu quatro vezes. Pelo lado argentino, o destaque foi Safar, com 16 pontos, em 25 minutos.

Antes mesmo da decisão, ambas as equipes já estavam classificadas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá, e para o Pré-Olímpico das Américas. Essa última competição definirá as vagas do continente americano para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A primeira metade da grande final foi marcada pelo equilíbrio e pela consistência das duas defesas em quadra. Os argentinos saíram vencedores do primeiro quarto, por 16 a 14, porém nos dez minutos seguintes, a Venezuela foi um pouco melhor e conseguiu empatar em 15 a 15, fechando o primeiro tempo em 31 a 29 para a seleção alviceleste.

O terceiro quarto foi todo venezuelano. A equipe mandante atacou bem e defendeu melhor ainda, anulando as principais peças da Argentina. O resultado foi um bom 19 a 11, pondo a Venezuela à frente em 48 a 42.

Querendo entrar de vez na história, a Venezuela reforçou ainda mais a marcação e, com uma defesa muito forte e explorando os contra-ataques, administrou e até ampliou a vantagem sobre os argentinos. A equipe continuou firme na marcação e na luta e fechou a batalha em 74 a 65.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade