PUBLICIDADE

Boston Celtics dispensa brasileiro após troca que agitou NBA

19 dez 2014 - 09h20
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vitor Faverani deixou o Boston Celtics</p>
Vitor Faverani deixou o Boston Celtics
Foto: Jared Wickerham / Getty Images

O brasileiro Vitor Faverani não faz mais parte do elenco do Boston Celtics. O time dispensou o pivô após a saída do armador Rajon Rondo, enviado junto ao ala-pivô Dwight Powell para o Dallas Mavericks na última quinta-feira. Em troca, a franquia de Massachussets receberá o ala-pivô/pivô Brandan Wright, o ala Jae Crowder e o armador Jameer Nelson, além de duas futuras escolhas de draft: uma de primeira rodada em 2015 e outra de segunda rodada em 2016. 

Como uma equipe da NBA só pode ter 15 jogadores em seu plantel, o brasileiro foi cortado para dar espaço aos três reforços. Faverani não atua desde fevereiro, quando sofreu uma lesão no joelho direito. Em setembro, foi submetido  a uma cirurgia e segue em recuperação. A expectativa era que retornasse na segunda quinzena de dezembro, mas o pivô terá que refazer seus planos para 2015.

Com salário de 2 milhões de dólares, Faverani estava no último ano de contrato com os Celtics. Na temporada 2013-14, o jogador participou de 37 confrontos e teve médias de 4,4 pontos, 3,5 rebotes e 2 tocos em 13,2 minutos por partida.

Único remanescente do elenco campeão em 2007-08, Rondo também estava no último ano de contrato com o time de Boston e sua saída foi bastante especulada nos últimos meses. Los Angeles Lakers, Sacramento Kings e New York Knicks estavam entre os times que disputavam o armador, mas seu destino acabou sendo Dallas.

Com médias de 8,3 pontos e 10,8 assistências nesta temporada, o camisa 9 deve compor o quinteto titular ao lado de Dirk Nowitzki, Chandler Parsons, Monta Ellis e Tyson Chandler. A franquia texana soma 19 vitórias e oito derrotas, enquanto os Celtics, em período de franca reconstrução, anotam nove triunfos e 14 revezes.

Com a saída de Faverani, restam seis brasileiros na liga do melhor basquete do mundo: Tiago Splitter no San Antonio Spurs, Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers, Nenê Hilário no Washington Wizards, Leandrinho Barbosa no Golden State Warrios e a dupla Lucas "Bebê" Nogueira e Bruno Caboclo no Toronto Raptors. 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade