PUBLICIDADE

Brasil crê em vaga e leva time sem astros ao Pré-Olímpico

31 jul 2015 - 18h51
Compartilhar
Exibir comentários

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou na tarde desta sexta-feira a convocação para a Copa América do México, torneio que oferece duas vagas nos Jogos do Rio de Janeiro 2016. Sem presença garantida nas Olimpíadas, a Seleção não contará com seus principais astros na competição, a ser disputada de 31 de agosto a 12 de setembro.

A CBB tem uma dívida com a Federação Internacional de Basquete (Fiba), relativa ao convite para disputar o Mundial 2014. Caso o débito não seja saldado, a Seleção pode ficar sem a vaga automática nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, normalmente destinada ao país-sede do evento.

Equipe campeã pan-americana será a encarregada de tentar vaga em Pré-Olímpico
Equipe campeã pan-americana será a encarregada de tentar vaga em Pré-Olímpico
Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto

“Confiamos no trabalho desenvolvido junto a FIBA no que se refere à classificação automática para os Jogos Olímpicos 2016, por isso mantivemos o planejamento inicial”, afirmou Vanderlei Mazzuchini, diretor técnico da CBB, ao site oficial da entidade.

O técnico Rubén Magnano convocou todos os 11 jogadores que foram campeões pan-americanos em Toronto – o armador Raulzinho deixou a delegação ao assinar com o Utah Jazz e não participou do título no Canadá. Os astros da NBA, como Leandrinho, Tiago Splitter, Nenê e Anderson Varejão, não foram relacionados para a Copa América.

A lista divulgada nesta sexta-feira tem 15 nomes. Os jovens Derek (Limeira), Ronald (Brasília) e Danilo (Minas Tênis) completam o grupo ao lado do experiente Marquinhos (Flamengo). O Brasil integra o Grupo A do torneio pré-olímpico com México, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Ruben Magnano não contará com jogadores da NBA
Ruben Magnano não contará com jogadores da NBA
Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto

“Dentro do planejamento, a temporada 2015 seria utilizada para dar experiência e aprimorar o desenvolvimento de alguns atletas já pensando nos Jogos Olímpicos e no futuro da equipe. A primeira etapa foi alcançada com as Seleções que conquistaram o ouro nos Jogos Pan-Americanos e o quarto lugar na Universíade”, disse Mazzuchini.

O elenco se apresenta na noite da próxima terça-feira, em Brasília. Na capital, a Seleção participa de evento amistoso ao lado de Argentina e Uruguai. Na reta final da preparação, a equipe ainda disputa o Torneio das 4 Nações e a Copa Tuto Marchand.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade