PUBLICIDADE

Brasil culpa erros defensivos e atuação de Gasol por derrota

1 set 2014 - 20h46
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pau Gasol comandou a vit&oacute;ria da Espanha</p>
Pau Gasol comandou a vitória da Espanha
Foto: Jorge Zapata / EFE

Segundo a avaliação dos jogadores brasileiros após a derrota da equipe para a Espanha por 82 a 63 no Mundial de Basquete, os principais fatores que influenciaram o resultado final foram os erros defensivos do Brasil e a atuação do pivô espanhol Pau Gasol. O jogador do Chicago Bulls foi o cestinha da partida, com 26 pontos, e apresentou um aproveitamento de mais de 73% nos tiros de quadra, incluindo três cestas de três pontos em cinco tentativas.

“Eles tiveram uma porcentagem muito alta dos arremessos. Nós fizemos uma estratégia para marcar o Pau Gasol dentro (do garrafão) e ele estava jogando fora, acertando tudo”, contou Alex, que jogou 19 minutos e marcou dois pontos. Um dos encarregados de defender o pivô espanhol, Anderson Varejão classificou a atuação do time da Espanha de “atípica”.

“O Pau Gasol teve um aproveitamento muito alto. Isso não é uma coisa que ele faz muito, ficar chutando bola de fora e ter o porcentual de acerto que ele teve hoje. Respeitando o potencial deles, pra mim foi um jogo atípico por eles terem jogado com um aproveitamento muito alto”, comentou.

Já Tiago Splitter, outro dos jogadores brasileiros que marcaram o principal jogador espanhol, acredita que dentro do garrafão o Brasil conseguiu parar Gasol. “Ele se destacou mais nos lançamentos exteriores. Dentro do garrafão acho que ele não fez tanto estrago como ele tinha feito contra os outros times”, disse o atual campeão da NBA. Nenê também exaltou o pivô espanhol, mas afirmou que, apesar do novo posicionamento de Gasol, o Brasil perdeu pelos erros defensivos da equipe.

“Isso [marcar o Gasol no garrafão] foi um planejamento, é claro, mas não tira a nossa responsabilidade. [...] Eles começaram quentes e inspirados e isso contagiou outros jogadores que começaram a meter muita bola. Mas sabemos do nosso erro, devemos melhorar defensivamente: no um-contra-um e na ajuda ao grupo. Também devemos melhorar a nossa concentração e preparar melhor”, analisou o jogador brasileiro.

O Brasil irá descansar nesta terça-feira, primeiro dia sem jogo brasileiro desde o início do Mundial. “A gente jogou três jogos seguidos e agora precisamos descansar para pensar no próximo jogo”, contou Varejão. A Seleção Brasileira enfrentará a Sérvia na quarta-feira em uma partida que definirá o time que ocupará a segunda posição do grupo.

Top 3: precisão de Romarinho supera bomba de Daniel :

“A derrota já passou, temos que pensar na Sérvia e fazer uma estratégia para jogar contra eles. A gente pode pegar o segundo lugar, quer é importante apesar de não sabermos quem vem do outro lado. A gente tem que ir em busca dele”, concluiu Alex.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade