PUBLICIDADE

Brasileiros lutam por vaga em Mundial de basquete 1 x 1 em Alcatraz

18 jul 2013 - 18h13
Compartilhar

Ser enviado para a prisão não é algo que alguém deseja em sua vida. Atletas brasileiros, no entanto, desejam fazer o caminho inverso nos próximos dias, deixando às ruas para disputar uma competição em uma das cadeias mais famosas do mundo. Neste sábado, a partir das 12 horas (de Brasília), no Parque do Ibirapuera, os 64 principais nomes do basquete de rua do país se enfrentam em busca de uma vaga na final mundial do Red Bull King of the Rock, em Alcatraz.

No dia 28 de setembro, a lendária prisão americana vai sediar a principal competição que reúne os melhores atletas do basquete 1 x 1 do mundo. Ao todo, serão 26 atletas e o Brasil será representado por apenas um atleta, que conquistará a vaga neste sábado, em São Paulo. O prêmio será de 20 mil dólares para o vencedor.Entre os principais candidatos a representante do Brasil, Leandro "Discreto" Lima venceu a edição nacional em 2012 e esteve em Alcatraz, quando foi eliminado por um anfitrião ainda na primeira fase, o americano CJ Johnson, que terminou na terceira colocação do mundial.

"Ano passado, estava ganhando até o final e acabei me descuidando e dando a vitória ao americano. Mas, jogando lá, pude ver a agressividade que eles imprimem em cada partida e quero usar isso agora. Tenho um jogo mais solto, mas aprendi que, em alguns momentos, usar o físico faz toda a diferença", explicou Leandro.

Na famosa prisão americana, os jogos de basquete foram proibidos há 80 anos pelas autoridades carcerárias, já que poderia ser o início de um motim. A solução, depois de muito protesto, foi o duelo entre apenas um jogador de cada lado, inventando o basquete que hoje faz a final mundial em Alcatraz.

"Já joguei em mais de cem quadras diferentes de basquete, em lugares diferentes do mundo, mas nada é como Alcatraz. Estar ali, no meio daqueles caras, me fez acreditar que é realmente possível estar entre os melhores do mundo", completou o atleta carioca, que vai em busca do bicampeonato nacional neste sábado.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade