PUBLICIDADE

CBB faz nova proposta por vaga em 2016 e espera resposta da Fiba

18 jul 2015 - 16h27
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apresentou à federação internacional da modalidade (Fiba) uma nova proposta para quitar sua dívida e assim garantir a vaga da Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A entidade que comanda o esporte apresentará sua resposta ao plano nacional após a reunião de seu diretório central entre 7 e 9 de agosto, em Tóquio.

A quitação da dívida da CBB foi colocada como condição pela Fiba para garantir classificação direta do Brasil aos torneios masculino e feminino de basquete no Rio 2016. A entidade nacional já tinha apresentado um plano de pagamento, rejeitado pela organização internacional, e precisou fazer uma nova proposta em reunião realizada neste sábado em Toronto, sede dos Jogos Pan-Americanos.

Estiveram presentes ao encontro no Canadá o presidente da CBB, Carlos Nunes, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, o chefe da missão brasileira em Toronto, Bernard Rajzman, o presidente e o secretário-geral da Fiba, o argentino Horacio Muratore e Patrick Baumann, respectivamente.

Assim como na proposta recusada pela entidade internacional anteriormente, o novo plano de pagamento apresentado pela CBB prevê a quitação da dívida parceladamente. O dinheiro viria da Nike, empresa de material esportivo patrocinadora do basquete brasileiro.

Além do plano de pagamento, a Fiba recebeu cartas de atletas brasileiros ressaltando a importância da presença da Seleção nos Jogos Olímpicos em sua própria casa. Se não for incluído diretamente no Rio 2016, o Brasil precisa se classificar pelos torneios Pré-Olímpicos. O feminino ocorre em agosto, no Canadá. O masculino, entre 31 de agosto e 12 de setembro, no México.

A dívida da CBB com a Fiba foi originada pelo convite à Seleção masculina no Mundial de 2014. O pagamento de US$ 1,4 milhão foi um dos critérios entidade para escolher os países contemplados com o convite no Mundial, o que fez a Itália retirar sua candidatura. À época, a Fiba também analisou a popularidade do basquete no país, a qualidade e os resultados de suas seleções, o impacto do Mundial no desenvolvimento do esporte no país, candidaturas e competições organizadas pelas federações nacionais e o compromisso das estrelas de cada seleção em participar da competição.

Além do Brasil, Finlândia, Grécia e Turquia foram convidadas pela entidade internacional. A Seleção Brasileira foi eliminada do Mundial da Espanha nas quartas de final com derrota para a Sérvia. Nas oitavas, derrotou a equipe da Argentina, sua algoz nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade