PUBLICIDADE

Com Iziane, Hortência diz que Brasil briga por pódio em Londres

28 mar 2012 - 17h03
(atualizado às 19h06)
Compartilhar

Principal responsável por reconduzir Iziane à Seleção Brasileira, a ex-jogadora Hortência, diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), conta com a ala para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. A princípio, a apresentação das atletas convocadas está marcada para o dia 1º de maio.

Melhor tenista de todos os tempos leva inédito ouro olímpico:

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

"Eu e a Iziane conversamos em uma reunião há cerca de um mês e meio. Eu disse o que a Seleção estava esperando e quais eram as expectativas que nós tínhamos. Ela ficou de se apresentar", disse Hortência, cautelosa. "Só podemos contar 100% com a pessoa quando ela realmente se apresenta", completou.

De volta ao Brasil nesta temporada, Iziane levou o Maranhão até as quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Com 509 pontos em 19 jogos (média de 26,8 por partida), a jogadora é a cestinha do campeonato com 194 pontos de vantagem em relação a Fernanda Bibiano, do Basquete Clube.

Iziane passou as últimas temporadas na WNBA e alguns times da liga americana estariam interessados em seus serviços. No entanto, ela resolveu se colocar à disposição da Seleção. "Conquistar uma medalha olímpica ainda é uma das metas que tenho como atleta", disse a jogara ao site oficial da CBB ao completar 30 anos.

Após um desentendimento com o então técnico Paulo Bassul por se recusar a entrar em quadra no Pré-Olímpico de 2008, Iziane permaneceu afastada da Seleção até a saída do treinador, dispensado por Hortência. Mesmo com Ênio Vecchi no comando, ela rejeitou a convocação para participar do Pré-Olímpico de 2011, no qual a Seleção conseguiu a vaga para Londres.

Com Iziane e Érika juntas, Hortência fala com entusiasmo das chances na Inglaterra. "É difícil comentar antes, mas nossa equipe fica forte. Acho que tem só um time que está um degrau acima do nosso, os Estados Unidos. O resto é tudo igual. A briga é forte e nós estamos na disputa", declarou.

Como sinal da forte concorrência, Hortência lembrou que a Espanha, terceira colocada no último Mundial, não conseguiu se classificar para os Jogos de Londres. Na preparação para o torneio, depois de participar do Sul-Americano, o Brasil disputará amistosos na Austrália e nos Estados Unidos, além de um quadrangular na França.

Em Londres, a Seleção será comandada pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo. Ao lado de Cristiano Cedra, seu assistente, o novo treinador está na Turquia para acompanhar as finais da Euroliga Feminina, com muitas das jogadoras que participarão da Olimpíada.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade