PUBLICIDADE

Com Pacers e Spurs em alta, Heat inicia playoffs em busca do tri

19 abr 2014 - 00h11
(atualizado às 04h29)
Compartilhar

Os playoffs da NBA, principal campeonato de basquete dos Estados Unidos, têm início neste final de semana. O Miami Heat, de LeBron James tenta manter a hegemonia, em busca do tricampeonato e é um dos principais candidatos ao título. Spurs e Pacers, campeões de conferência também vem com força em busca do título.

Neste sábado, quatro jogos dão o pontapé inicial na fase decisiva. Raptors e Nets duelam em Toronto. No Staples Center, o Golden State Warriors desafia os Clippers. Pacers e Atlanta Hawks jogam em Indianápolis, e os Grizzlies recebem os Thunders em Memphis.

Domingo é dia de clássico. No Texas, os Spurs, do brasileiro Thiago Splitter, recebem os Mavericks, em San Antonio. O Heat encara os Bobcats, em casa. Em Chicago, os Bulls pegam os Wizards, do outro brasileiro, Nenê. Por fim, Portland TrailBlazers e Houston Rockets fazem, talvez, o confronto mais equilibrado da primeira fase.

O regulamento prevê uma série melhor de sete, com os dois primeiros jogos na casa do time de melhor campanha, seguidos de dois jogos na casa do rival e, caso necessário, três jogos com mando alternado, sendo o último com mando da equipe que foi melhor na primeira fase.

A edição 2013/14 não foi boa para as mais tradicionais franquias da NBA. Boston Celtics e Los Angeles Lakers, donos de 17 e 16 títulos da competição, respectivamente, com campanhas parecidas, não chegaram nem perto dos playoffs.Confira um panorama de cada equipe classificada aos playoffs:

Conferência Leste

1. Indiana Pacers - A equipe de melhor campanha do leste é dona também da melhor campanha dentro de seu ginásio. Em 41 partidas foram apenas seis derrotas. Com a vantagem de decidir sempre em casa na sua conferência, a equipe tem um importante trunfo para buscar seu primeiro título da NBA. O destaque individual da equipe é Paul George, que tem média de 21,8 pontos na temporada.

2. Miami Heat - Atual bicampeão da NBA, o Heat é favorito a manter a hegemonia. Com a base das últimas temporadas mantida: Dwayne Wade, Chris Bosh e LeBron James. O último, que tem média de 27,1 pontos na temporada, é a principal aposta do time de Miami, que sofreu com algumas lesões, mas manteve o bom desempenho na temporada regular.

3. Toronto Raptors - Os Raptors surpreenderam na temporada e fizeram a terceira melhor campanha da Conferência. O time canadense é comandado por Demar DeRozan, que tem média de 22,1 pontos na temporada.

4. Chicago Bulls - Os Bulls, que finalizaram a última temporada em alta, foram prejudicados pela lesão do principal astro, Derrick Rose, mas mantiveram um bom nível, garantindo um lugar nos playoffs, com vantagem na primeira fase. Cabe agora a Joakim Noah assumir o papel de protagonista e liderar a equipe na fase final.

5. Washington Wizards - O time do brasileiro Nenê Hilário busca seu segundo título (o primeiro foi na temporada 77-78, com o nome de Washington Bullets). A equipe da capital federal, liderada por John Wall promete equilibrar as ações contra o time do presidente Obama, o Chicago Bulls.

6. Brooklyn Nets - Em sua segunda temporada na NBA, o Brooklyn Nets alcança seu segundo playoff. Joe Johnson e Deron Williams são os líderes da equipe, que ainda conta com os experientes - e campeões - Paul Pierce e Kevin Garnett.

7. Charlotte Bobcats - Os Bobcats vem de uma boa sequência final e com um bom desempenho dentro de casa, obtiveram seu lugar nos playoffs. A equipe é liderada por Al Jefferson, que fez 21,8 pontos de média na temporada regular.

8. Atlanta Hawks - Única equipe a avançar aos playoffs com um saldo negativo - menos vitórias que derrotas -, os Hawks buscam surpreender. Para tentar bater os Pacers, os Hawks apostam em Jeff Teague, que tem média de 16,5 pontos na temporada.Conferência Oeste

1. San Antonio Spurs - Donos da melhor campanha geral (62v e 20d), os Spurs, finalistas da última temporada, apostam na manutenção de sua base. O time do brasileiro Tiago Splitter conta com os velhos conhecidos Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginóbili.

2. Oklahoma City Thunder - Finalistas há duas temporadas, os Thunders apostam, assim como os rivais do Miami Heat, em três grandes nomes no time, para chegar longe mais uma vez. Os jovens Kevin Durant e Russell Westbrook, além do espanhol Serge Ibaka, são os diferenciais da equipe de segunda melhor campanha geral.

3. Los Angeles Clippers - Os Clippers também fizeram uma temporada melhor que a dos líderes do Leste, provando a força de sua Conferência. A franquia menos tradicional de Los Angeles obteve grandes triunfos sobre os rivais na temporada e conta com uma inspirada dupla formada por Blake Griffin e Chris Paul para chegar longe na pós-temporada.

4. Houston Rockets - Bicampeões da NBA, os Rockets buscam reviver seus dias de glória. Após algumas temporadas em baixa, a equipe apostou na contratação do pivô Dwight Howard na temporada. Ao lado de James Hardem, o ex-Orlando Magic, liderou a equipe de volta aos playoffs, em que os texanos querem fazer ainda mais bonito.

5. Portland TrailBlazers - A equipe começou a temporada demonstrando força inesperada, mas, sem um banco de reservas muito forte, acabou sofrendo no fim. Cabe a LaMarcus Aldridge liderar esta equipe cansada em mais uma tentativa de título inédito na NBA.

6. Golden State Warriors - A exemplo dos Blazers, a equipe acabou a temporada em queda, mas conta com o talento de Andre Iguodala e de Steve Blake para buscar uma boa pós-temporada, iniciando sua caminhada contra os Clippers.

7. Memphis Grizzlies - A equipe de Memphis tem um grande desafio contra o Thunder, logo de cara. Para tentar surpreender, conta com o capitão Zach Randolph e com o irmão Gasol menos famoso, mas que se deu melhor na atual temporada, Marc.

8. Dallas Mavericks - Os últimos campeões antes da hegemonia do Heat ainda se apoiam em seu destaque daquele título: o alemão Dirk Nowitzki. Com um plantel equilibrado, o time é sempre perigoso em casa. Uma curiosidade é que, no Leste, a campanha que o deixou em oitavo lugar em sua Conferência, o deixaria na terceira posição.Confira os duelos dos playoffs da NBA:

Indiana Pacers x Atlanta Hawks

Miami Heat x Charlotte Bobcats

Toronto Raptors x Brooklyn Nets

Chicago Bulls x Washington Wizards

San Antonio Spurs x Dallas Mavericks

Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies

Los Angeles Clippers x Golden State Warriors

Houston Rockets x Portland TrailBlazers

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade