PUBLICIDADE

EUA estreiam com show e esmagam Finlândia no Mundial

30 ago 2014 - 20h17
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>DeMar DeRozan avan&ccedil;a para fazer a jogada para os EUA</p>
DeMar DeRozan avança para fazer a jogada para os EUA
Foto: Luis Tejido / EFE

Os Estados Unidos trituraram a Finlândia na estreia das seleções no Mundial de Basquete. Os 8 mil finlandeses que compareceram ao jogo na Bizkaia Arena não fizeram diferença, pois os favoritos não tomram conhecimento do adversário e venceram tranquilamente por estarrecedores 114 a 55.

O cestinha da partida foi Klay Thompson, do Golden State Warriors, que anotou 18 pontos, seguido de Anthony Davis, do New Orleans Pelicans, com 17. Com 58,9% de aproveitamento nos arremessos e muito concentrados, os americanos dominaram tanto no ataque quanto na defesa e mantiveram o bom ritmo durante toda a partida. O técnico Mike Krzyzewski rodou bastante a equipe e todos os atletas entraram e tiveram chance de pontuar.

A Finlândia até saiu na frente com cesta de Gerard Lee, um dos principais atletas do país. Mas Kenneth Faried comandou a virada e os americanos não saíram mais da liderança no placar. Os atuais campeões marcaram pressão na quadra inteira, puxaram muitos contra-ataques e venceram o primeiro quarto por 31 a 16.

Aos poucos, os Estados Unidos foram aumentando a vantagem com demonstrações de um excelente basquete, cheio de jogadas de efeito. A Finlândia marcou apenas dois pontos no segundo quarto e o Team USA foi para os vestiários vencendo por 60 a 18.

<p>Mais de 8 mil finlandeses acompanharam a estreia da sele&ccedil;&atilde;o na Espanha, mas viram o time ser massacrado</p>
Mais de 8 mil finlandeses acompanharam a estreia da seleção na Espanha, mas viram o time ser massacrado
Foto: Luis Tejido / EFE

No segundo período, os finlandeses acordaram e não deixaram a vantagem disparar. Sem conseguir parar a defesa, pelo menos os arremessos começaram a cair. O armador Petteri Koponen e o pivô Erik Murphy, que atua pelo Cleveland Cavaliers, comandaram uma breve reação e o terceiro quarto acabou em 89 a 39.

Nem no último quarto os americanos deram uma brecha. O armador Kyrie Irving, também dos Cavaliers, voltou para quadra e elevou o nível da equipe e confirmou a vitória dos Estados Unidos por 114 a 55. Pelo Grupo C, os EUA e a Finlândia ainda enfrentarão Turquia, Ucrânia, Nova Zelândia e República Dominicana na busca por uma vaga na próxima fase do Mundial.

Confira os resultados da primeira rodada do Mundial de Basquete

Croácia 81 x 78 Filipinas

Ucrânia 72 x 62 República Dominicana

Angola 80 x 69 Coreia do Sul

Egito 64 x 85 Sérvia

Nova Zelândia 73 x 76 Turquia

Austrália 80 x 90 Eslovênia

Porto Rico 75 x 98 Argentina

França 63 x 65 Brasil

Grécia 87 x 64 Senegal

México 74 x 87 Lituânia

Irã 60 x 90 Espanha

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade