PUBLICIDADE

Ex-Flamengo, argentino não crava despedida de "Geração Dourada"

9 jul 2012 - 23h13
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de Foz do Iguaçu*

Treinador que deixou o Flamengo no fim de maio, Gonzalo Garcia tem o foco agora na Olimpíada de Londres. O argentino, auxiliar técnico de Julio Lamas na seleção de seu país, está de volta ao Brasil para a disputa do Super Four de Foz do Iguaçu e deixa claro a expectativa de conquistar mais uma medalha olímpica, ainda que evite dizer se a competição será uma oportunidade especial, podendo servir como a despedida da chamada "Geração Dourada" comandada por Emanuel Ginóbili.

Gonzalo Garcia, ex-Flamengo, despista sobre fim da "Geração Dourada" (de Ginóbili e companhia) em Londres
Gonzalo Garcia, ex-Flamengo, despista sobre fim da "Geração Dourada" (de Ginóbili e companhia) em Londres
Foto: AP

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

Em Foz, onde a equipe se prepara para a Olimpíada de Londres, estão presentes cinco dos 12 atletas que conquistaram a inédita medalha de ouro em Atenas 2004: o ala-pivô Leonardo Gutiérrez, 34 anos; o ala-pivô Luis Scola, 32; o ala Andrés Nocioni, 32; o ala-armador Carlos Delfino, 29; além do ala-armador Ginóbili, 34.

A idade avançada do quinteto faz a imprensa argentina tratar Londres como uma possível despedida da "Geração Dourada", como ficou conhecido o vitorioso grupo comandado por Ruben Magnano, atualmente na Seleção Brasileira. A comissão técnica argentina, porém, não fala nisso como uma certeza.

"Não sei se despedida, porque muitos jogadores vão seguir", afirmou Gonzalo Garcia ao Terra nesta segunda-feira. Ele não admite nem a provável aposentadoria de Ginóbili da equipe. "Não se sabe, ele ainda não disse nada... ele aqui na nossa equipe é um jogador muito importante. Eu o noto pleno fisicamente, vejo-o muito motivado, com muita vontade, todos esperamos que ele dê o máximo para que a equipe possa estar acima".

Há cerca de duas semanas, o tricampeão da NBA pelo San Antonio Spurs afirmou ao diário esportivo de Buenos Aires Olé que vai a Londres "com a mentalidade de que é o último torneio" pela seleção, embora não tenha dado essa hipótese como um fato.

Nesta segunda, Ginóbili desembarcou em Foz do Iguaçu junto aos companheiros e foi um dos atletas mais fotografados pelos fãs argentinos hospedados no hotel da delegação - o mesmo estabelecimento em que se encontra a imprensa brasileira. No primeiro dia na cidade paranaense, o grupo só trabalhou na academia, deixando para treinar com bola apenas na manhã desta terça.

"Nós sempre temos o objetivo de subir ao pódio, de ter uma medalha, estamos trabalhando para isso", diz Garcia, que foi auxiliar do treinador Sergio Hernandez na conquista do bronze em Pequim 2008. Curiosamente, Hernandez retornou à comissão técnica neste ano, também como assistente de Julio Lamas.

Gonzalo Garcia elogia Flamengo e dá sugestão para o NBB:

Garcia, que passou a dirigir o Flamengo em janeiro de 2011, deixou o clube em maio, após a eliminação na semifinal do Novo Basquete Brasil pela segunda temporada consecutiva, desta vez diante do São José. "Existia a possibilidade de seguir, decidi aceitar a proposta da Unión de Formosa, já que tinha uma oferta concreta, porém passar pelo Flamengo foi uma das experiências mais ricas que tive em minha carreira", disse ele, que ainda elogiou a liga nacional criada em 2008.

"Para mim está muito bem, há que dar tempo. Creio que haja muita diferença entre as seis melhores equipes com o resto, teria que ser um pouco mais parelho para crescer um pouco mais, mas está em desenvolvimento", disse ele, que conquistou por duas vezes o Campeonato Carioca.

De volta ao trabalho em um clube argentino, em Formosa, Garcia agora pensa mais na Olimpíada, que começa para seu país em 29 de julho, na partida contra a Lituânia. Antes, a equipe alviceleste encara o Chile nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, pelo Super Four, e pode pegar na quinta o Brasil, que disputa a outra semifinal do torneio amistoso com a Espanha B.

"Ainda nos falta rodagem, estamos com 40%, 50% do que esta equipe pode dar. Acreditamos que nesses 15 dias que faltam vamos estar prontos", completa o auxiliar, que passou mais de uma hora na noite desta segunda conversando com Lamas e Hernández; o trio jantava sentado próximo ao bar do hotel.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade