PUBLICIDADE

Franca apresenta elenco e explica "volta por cima" em crise

3 jul 2015 - 22h57
Compartilhar
Exibir comentários

O Franca Basquete apresentou nesta sexta-feira sua equipe para a temporada 2015/2016. No evento, os responsáveis pelo novo projeto da equipe também explicaram como venceram a crise que quase levou o clube a fechar suas portas na última edição do NBB. A diretoria exaltou a vontade de alguns jogadores e componentes da direção técnica que aceitaram defender as cores do elenco recebendo 50% do valor do contrato.

Luiza Helena Trajano, CEO do Magazine Luiza e uma das responsáveis pelo novo projeto do Franca Basquete, abriu a coletiva de imprensa falando sobre a situação do clube e do apoio de sua empresa para que o antigo panorama financeiro da entidade fosse resolvido.

Na sequência, Carlos Renato Donzelli, diretor da holding do Magazine Luiza e um dos membros do Conselho Deliberativo, assumiu a palavra e delineou a situação do Franca Basquete nos últimos sete meses, quando o clube corria o risco de abandonar o NBB, por falta de recursos para honrar os salários dos atletas então contratados.

Donzelli explicou que para que o time da cidade de Franca não perdesse sua vaga no NBB e fechasse as portas, criou-se um comitê gestor formado por empresários da cidade, que tinham como missão reestruturar a equipe francana. O primeiro passo foi a negociação dos salários contratuais com os jogadores em atuação.

"Após algumas reuniões, os atletas, com muito apoio do Lula, Helinho e Figueroa, aceitaram permanecer honrando a camisa francana durante a temporada 2014/2015 do NBB recebendo 50% do valor de contrato. Naquele momento, poderíamos ter visto o clube fechando as portas, mas os jogadores escolheram ficar e defender as cores do Franca Basquete. Terminamos o NBB na quinta colocação e com a vaga na Sul-Americana. Esses atletas foram guerreiros. Só uma cidade com a história de Franca no basquete conseguiria isso.", relatou.

Carlos Renato também fez questão de enaltecer a parceria com a CRED-ACIF. Através dela, o comitê conseguiu um empréstimo de R$ 900 mil reais para quitar as dívidas, que chegavam a quase R$ 2 milhões, e reerguer o time de Franca. Com a negociação com os credores, que aceitaram reduzir o valor do déficit, a situação financeira do clube foi resolvida e uma gestão profissional foi implantada na agremiação. O antigo conselho deliberativo foi licenciado e criou-se, então, uma nova forma de governança. Um novo conselho deliberativo foi formado, com representantes da ACIF, Sindifranca, Prefeitura Municipal de Franca, Conselho Consultivo, Magazine Luiza e OAB.

Depois, o técnico Lula Ferreira apresentou o elenco do Franca para a temporada 2015/2016. O treinador explicou que quatro jogadores das categorias de base foram mantidos na equipe e serão utilizados no plantel adulto: Alexey Borges, Pedro Mendonça, João Pedro Demétrio e Eduardo Marques. Antônio Elpídio Ferreira, que atualmente defende a Seleção Brasileira no Universíade, foi o único nome a permanecer em relação ao time anterior.

Para compor a equipe, Lula optou por trazer três jogadores que já haviam defendido o Franca em temporadas anteriores: Cauê Borges, Mateusinho e Douglas Kurtz. Para finalizar o elenco, foram escolhidos o armador Thiaguinho, que estava em Sorocaba, os alas Bruno Irigoyen e Schnaider, que atuavam no Minas Tênis Clube e Campo Mourão, respectivamente, e os pivôs Matias e Erick, ex-atletas do Bauru e Basquete Cearense.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade