PUBLICIDADE

Harden fica frustrado por não ser MVP, mas foca na série com Clippers

5 mai 2015 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

O ala-armador James Harden não escondeu a decepção de não ser escolhido o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2014-15 da NBA, posto que ficou com o armador Stephen Curry, do Golden State Warriors. O atleta do Houston Rockets admitiu estar chateado por não ter vencido, mas quer deixar isso para trás e focar na série da semifinal da Conferência Oeste, diante do Los Angeles Clippers, para seguir em busca do inédito título da liga norte-americana de basquete.

"É difícil, mas nós estamos na segunda rodada dos playoffs e eu tenho coisas mais importantes para me preocupar, ou seja, os Clipppers. Eles são um time muito bom, mas ainda tempos muitos jogos pela frente", afirmou Barba em entrevista à ESPN americana. No entanto, a perda do título de MVP parecer ter afetado os vestiários da franquia texana, derrotada pelos Clippers por 117 a 101 em casa na noite de segunda-feira. 

Na temporada regular, Harden superou Curry nos números e foi o segundo maior pontuador, com médias de 27,4 pontos, 5,7 rebotes, 7,0 assistências, 1,9 roubos e 0,7 tocos em 36,8 minutos jogados, sendo o atleta que ficou mais tempo em quadra. Ele atuou em 81 das 82 partidas disputadas pelos Rockets rumo aos playoffs, ficando de fora apenas no duelo com o Atlanta Hawks no início de março, quando foi suspenso por ter cometido falta flagrante em LeBron James. Tal desempenho fez com que Harden afirmasse, em meados de abril, que acreditava merecer o prêmio. "Sinto que mereço ser o MVP. É preciso ganhar e estar entre os primeiros lugares e é isso mesmo que estamos fazendo", disse o atleta.

Apesar de Curry ter sido apenas o oitavo cestinha, com médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências, 4,3 rebotes e 2,0 roubos em 32,7 minutos por jogo, o diferencial do armador dos Warriors foi o aproveitamento dos arremessos de três pontos. As 286 cestas de três que acertou fizeram o atleta superar seu próprio recorde de 272 bolas, angariado há dois anos. Desse modo, Curry segue como o maior pontuador de bolas de três pontos da temporada regular da história da NBA.

Harden reconheceu a importância do prêmio de MVP, mas reiterou que o objetivo maior é vencer o campeonato, feito que os Rockets não alcançam desde o bicampeonato em 1994 e 1995, quando o pivô Hakeem Olajuwon foi eleito o Jogador Mais Valioso (1993-1994).

"Obviamente, um prêmio individual, o MVP, é incrível. Mas como eu disse, nós temos uma ótima oportunidade nesse vestiário e eu não vou deixar um prêmio individual afetar nossos planos. Nós ainda temos uma grande temporada e grandes jogos pela frente", acrescentou. Além de Olajuwon, o único atleta de Houston a ser eleito MVP foi o também pivô Moses Malone (1978-1979 e 1981-1982).

O pivô Dwight Howard lamentou o fato Harden não ter atingido seu objetivo individual, mas elogiou o companheiro e repetiu o discurso de que os Rockets vão lutar por algo ainda maior. 

"Todos nós estamos tristes por ele não ter vencido, mas agora estamos focados no campeonato. Vai ser mais gratificante vencer o a liga. Foi uma temporada incrível. Nós sabemos que ele é o nosso MVP", completou. 

A franquia texana volta à quadra na noite de quarta-feira, às 22h30 (de Brasília), para tentar reverter a vantagem dos Clippers, que vencem a série da semifinal do Oeste por 1 a 0. 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade