PUBLICIDADE

Instável, Brasil leva a virada da Lituânia nos últimos minutos de jogo

21 ago 2014 - 14h24
Compartilhar

A Seleção masculina de basquete foi derrotada mais uma vez em sua preparação para a Copa do Mundo da Espanha. Após serem derrotados pelos Estados Unidos no último sábado, os brasileiros caíram para a Lituânia, por 64 a 61, na estreia no Torneio Internacional da Eslovênia, na Arena Stocize, em Ljubljiana, nesta quinta-feira.

Os comandados do técnico Rubén Magnano foram instáveis na partida. O Brasil saiu vencedor do primeiro tempo por 38 a 25, porém sofreu um "apagão" na segunda metade do jogo e levou a virada no último quarto. Além da instabilidade, o Brasil apresentou outro problema comum dos últimos jogos: os lances livres.

O destaque do instável time brasileiro foi o pivô Rafael Hettsheimeir, que anotou 14 pontos, 12 deles em bolas de três. Nenê e Splitter conquistaram 13 e 11 acertos, respectivamente.

O time verde e amarelo volta à quadra já nesta sexta-feira, às 15 horas (de Brasília) contra a anfitriã Eslovênia. Nesse mesmo dia, Irã e Lituânia completam a segunda rodada do campeonato.

O jogo

1º quarto: Diferente do jogo contra os Estados Unidos no último sábado, o Brasil começou mais tranquilo o jogo diante da Lituânia. Trabalhando bem a bola nos contra-ataques e com Nenê e Splitter buscando o jogo, os brasileiros abriram 11 a 7 nos primeiros cinco minutos. Com melhor aproveitamento nos lances livres em relação aos jogos anteriores, o time verde e amarelo conseguiu manter a vantagem em 18 a 14.

No entanto, as bolas pararam de cair para o Brasil e a Lituânia foi eficiente nos arremessos de dois pontos, empatando em 18 a 18. No fim, com um ponto de lance livre e uma bola de três de Rafael Hettsheimeir, os brasileiros fecharam os dez primeiros minutos em 22 a 18.

2º quarto: Inspirado, Hettsheimeir conseguiu encaixar mais duas bolas de três e colocou o Brasil à frente em 10 pontos de vantagem (28 a 18). Bem na marcação individual, a Seleção Brasileira só foi vazada depois de quase cinco minutos, com uma bola de três pontos dos lituanos.

Com boas trocas no ataque, os comandados de Rubén Magnano abriram a maior vantagem na partida, 15 pontos, em 36 a 21. O Brasil manteve a forte marcação no fim do primeiro tempo, mas também pontuou menos e os europeus diminuíram em dois pontos a vantagem. Posto isso, os brasileiros fizeram 16 a 7 no 2º quarto e 38 a 25 no primeiro tempo.

Os cestinhas do Brasil na primeira parte do confronto foram Nenê Hilário e Rafael Hettsheimeir, com nove pontos cada.

3º quarto: A Lituânia voltou mais agressiva para o segundo tempo da partida. Em poucos minutos, o time do leste europeu encaixou duas bolas de três e os arremessos de dois pontos também caíram. Em cinco minutos, a diferença que era de 13 pontos caiu para oito.

Assim como no duelo diante dos Estados Unidos, o time brasileiro sofreu um "apagão", a defesa caiu de rendimento, comprometendo o ataque. A Lituânia se aproveitou disso e diminuiu ainda mais a vantagem do Brasil, para apenas seis pontos (52 a 46).

4º quarto: O último quarto começou muito truncado, com a seleção da Lituânia abusando das faltas. Tanto que em dois minutos de jogo, apenas quatro pontos foram marcados, dois para cada lado. No entanto, Hettsheimeir voltou a dar cores à partida. O brasileiro acertou uma bola de três e logo em seguida conseguiu um "toco" no ala lituano, ampliando a vantagem do Brasil para nove pontos (57 a 48).

No entanto, o time europeu voltou a marcar bem e, eficiente também no ataque, voltou a diminuir a vantagem, para apenas três pontos (57 a 54). Faltando pouco mais de um minuto e meio para o fim do jogo, a Lituânia converteu dois lances livres e empatou a partida em 59 a 59.

O Brasil teve a chance, com o pivô Nenê, para pôr de novo o Brasil à frente no placar, mas o brasileiro desperdiçou dois lances livres e depois os europeus encaixaram uma bola de três, abrindo 62 a 59. No fim, os lituanos administraram a vantagem e venceram por 64 a 61.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade