PUBLICIDADE

Kirilenko é eleito presidente da Federação Russa de Basquete

25 ago 2015 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-jogador Andrei Kirilenko, um dos melhores atletas do basquete russo do últimos anos e um dos ídolos recentes do Utah Jazz, foi eleito nesta terça-feira, por arrassadora maioria, como novo presidente da Federação de Basquete da Rússia.

A votação terminou com 215 votos a favor de Kirilenko e uma cédula invalidada, em um processo no qual votaram 216 dos 220 delegados registrados na conferência extraordinária da federação, informou à agência "Interfax" um membro comissão de apuração.

A reunião foi convocada após uma determinação do Tribunal Municipal de Moscou, que considerou como ilegítimos o último pleito realizado pela entidade em agosto de 2013.

O vazio de poder e os escândalos dentro da federação motivaram a decisão da Federação Internacional de Basquete (Fiba), em julho, de excluir a Rússia de todas as competições internacionais. A Fiba questionava a interferência do governo na administração do órgão local que gere a modalidade.

Depois, a entidade máxima do basquete mundial voltou parcialmente atrás e permitiu que o país participe do Campeonato Europeu Masculino de Basquete (Eurobasket).

Kirilenko, de 34 anos, jogou 13 temporadas na NBA: dez com o Utah Jazz (2001-2011), uma com o Minnesota Timberwolves (2012-2013) e outra com o Brooklyn Nets (2013-2014).

O veterano jogador, campeão europeu com a Rússia em 2007, encerrou sua carreira em maio deste ano, atuando pelo CSKA Moscou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade