PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Magnano alonga preparação e comanda time no Pan contra vexame de 2011

16 jun 2015 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira masculina de basquete começou sua preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 nesta terça-feira. A equipe terá mais de um mês de treino antes da estreia contra Porto Rico, em 21 de julho, e contará no banco com o técnico argentino Rubén Magnano para tentar apagar a má imagem deixada em Guadalajara 2011.

Na última edição do Pan, a Seleção Brasileira foi eliminada ainda na primeira fase do evento, com duas derrotas e uma vitória no Grupo B e acabou com o quinto lugar. Á época, o treinador argentino levou um time sem suas principais estrelas, o que se repetirá em Toronto.

O Brasil integra o Grupo A do Pan de Toronto, ao lado de Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. No B, estão Argentina, Canadá, México e República Dominicana. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.

"Em 2011 fizemos uma preparação bem ruim, praticamente nos juntamos dentro do avião. Hoje temos condições de buscar uma medalha. Temos muitos jogadores novos, mas não inexperientes", disse Magnano, que abdicou da ideia de deixar seu auxiliar José Neto comandar a equipe no Canadá.

O trabalho da Seleção começou nesta terça-feira em São Paulo, onde será feita toda a preparação. Na primeira semana, os treinos ocorrem no Clube Paulistano. A partir do próximo domingo, o ginásio do Esporte Clube Sírio será sede das atividades da equipe nacional masculina.

Magnano convocou 15 atletas para o Pan, dos quais nove se apresentaram na segunda-feira. Cinco passam a integrar o grupo nesta quarta-feira: Augusto Lima, Olivinha, Rafael Hettsheimeir, Raulzinho Neto e Vitor Benite. Já o norte-americano naturalizado Larry Taylor só inicia o treino dia 24 de junho após resolver problemas particulares. Há ainda três atletas convidados para o período de treinos.

Da equipe convocada, apenas três atletas estiveram no último Campeonato Mundial da modalidade, disputado na Espanha em 2014: os armadores Raulzinho e Larry e o ala-pivô Rafael Hettsheimeir. O Brasil era cotado para disputar uma medalha no evento, mas acabou eliminado nas quartas de final pela Sérvia.

Segundo Magnano, a competição no Canadá servirá como teste para jogadores que ainda brigam para se firmar na Seleção Brasileira, que provavelmente na próxima temporada disputará os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

"Estamos fazendo essa preparação para avaliar o futuro dos atletas ainda pensando nos Jogos, mas não quero ficar só nisso. Se não, achamos que o basquete acabou quando chegarem as Olimpíadas. Tenho obrigação de pensar no futuro, por isso há tantas caras novas. Estamos mexendo com isso que vai reforçar o futuro da equipe do Brasil", explicou Magnano.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade