0

Magnano crê em Nenê motivado, mas quer ver atitudes do pivô

14 jun 2012
05h00
atualizado em 15/6/2012 às 10h18

As primeiras ações do pivô Nenê na Seleção Brasileira masculina de basquete deixaram o técnico Rubén Magnano satisfeito. O treinador acredita que o jogador do Washington Wizards está motivado para defender a equipe nacional pela primeira vez desde o Pré-olímpico Mundial de 2007, mas diz que espera as atitudes do atleta para confirmar sua teoria.

Sempre alegando problemas pessoais ou algum tipo de lesão, Nenê chegou a ficar cinco anos afastado da Seleção Brasileira
Sempre alegando problemas pessoais ou algum tipo de lesão, Nenê chegou a ficar cinco anos afastado da Seleção Brasileira
Foto: Daniel Ramalho / Terra

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

O pivô do Washington Wizards recusou seguidas convocações da Seleção nos últimos anos por motivos particulares. Ele chegou a integrar o grupo que disputou o Mundial da Turquia-2010, mas acabou cortado durante o período de treinamentos por conta de uma lesão.

"Quando ele chegou, nós conversamos e ele me disse que tem muito orgulho de jogar pela Seleção do Brasil, agora quero ver isso nas atitudes", afirmou Magnano nesta quarta-feira, após o primeiro treino da Seleção convocada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Junto do ala Leandrinho, Nenê foi pivô de polêmica na temporada passada ao recusar o chamado para defender o Brasil no Pré-olímpico de Mar Del Plata. Alegando motivos pessoais, ele ficou fora do time que recolocou a Seleção nas Olimpíadas após 16 anos. O pedido de dispensa da dupla da NBA gerou polêmica e sua possível convocação para Londres 2012 foi questionada por treinadores e ex-jogadores. O próprio técnico Rubén Magnano admitiu que ficou em dúvida se chamava Nenê e Leandrinho para a competição na capital inglesa, mas acabou decidindo a favor dos atletas.

p>Parte da atitude do pivô cobrada pelo treinador é sua adaptação ao estilo de jogo da Seleção, mais cadenciado do que o geralmente utilizada pelos times da NBA. Nenê deixou o Vasco da Gama em 2002 e desde então atua no basquete norte-americano, em que defendeu o Denver Nuggets até a temporada 2011/2012, quando foi transferido para os Wizards.

"Tem que ver também a forma de jogar. Ele é um cara, se você analisa o jogo dele, que pode chutar, arrematar, mas que passa muito bem. Ele é muito inteligente para passar. Estamos falando de um cara solidário na hora de jogar, mas repito: quero ver as atitudes desse comprometimento dele", disse o argentino.

O Brasil está no Grupo B das Olimpíadas, ao lado de Austrália, Espanha, Grã-Bretanha, China e outra seleção que será definida no Pré-olímpico Mundial, da Venezuela. A estreia do time ocorre no dia 29 de julho contra o país da Oceania.

Antes disso, a Seleção treina em São Paulo, disputa quatro torneios preparatórios e faz um amistoso contra os Estados Unidos, em Washington, no ginásio do time de Nenê. A primeira chance do pivô mostrar seu comprometimento a Magnano é entre os dias 26 e 28 de junho, em quadrangular com Grécia, Nova Zelândia e Nigéria.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.



Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade