Em partida com várias alternâncias nos últimos minutos, a Sérvia levou a melhor sobre a Croácia neste sábado, na Turquia, no Mundial de Basquete masculino. Os sérvios venceram por 73 a 72 e assim irão disputar a fase de quartas de final, na quarta, contra a atual campeã Espanha, que eliminou a Grécia também neste sábado.
Chacoalhada pela contundente derrota diante do Brasil no último jogo da fase classificatória, a Croácia começou o duelo com tudo e terminou o primeiro quarto com oito pontos de vantagem (27 a 19). Na parcial seguinte, porém, a marcação da equipe relaxou e os sérvios foram para o intervalo apenas dois pontos atrás (36 a 34).
A virada veio logo no primeiro arremesso da Sérvia no segundo tempo, com Aleksandar Rasic convertendo uma bola de três. As duas equipes passaram a se alternar na ponta até a primeira metade do último quarto, quando os sérvios chegaram a ter 60 a 54.
Apesar de alguns erros em momentos cruciais, a Croácia chegou viva nos últimos segundos de confronto, marcados pela tensão. Apoiados pela torcida na Turquia, os croatas chegaram ao 67 a 68 a 24 segundos do fim, após Marko Popovic converter lances livres nos quais a bola caiu chorada.
Para retomar a posse de bola, a Croácia forçou a falta e Rasic não decepcionou, pontuando nos dois lances a que tinha direito. Na retomada da partida, com três pontos à frente (70 a 67), a Sérvia optou por fazer falta e Popovic fez os croatas encostarem em 69 a 70.
Foi aí que Marko Tomas conseguiu roubar a bola da Sérvia na reposição e teve a grande chance do jogo. Sofreu a falta, mas Popovic só converteu um lance livre, empatando em 70 a 70. A Sérvia então pediu tempo e, na volta, contou com um vacilo dos croatas para encaixar um rápido contra-ataque e chegar a 72 a 70. Com mais dois lances livres a seu favor, Popovic empatou em 72 pontos, mas a um segundo do fim, Rasic converteu a última falta, dando números finais ao jogo.
A despeito da falha no final, Popovic terminou a partida como cestinha, com 21 pontos. Pelo lado da Sérvia, Nenad Krstic foi o melhor, com 16 pontos.
- Gazeta Press










Assista agora »
Assista agora »


