PUBLICIDADE

Ausência de naming rights no SporTV não incomoda NBA

Em sua primeira transmissão, canal fechado transformou o American Airlines Center em "Arena Dallas" e irritou os fãs de basquete; Liga americana não vê problema

8 mar 2015 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

Mais uma opção para os fãs da NBA, a transmissão do SporTV dividiu as opiniões dos aficcionados pelo esporte durante a vitória do Dallas Mavericks sobre o Toronto Raptors. Houve quem gostasse e quem desaprovasse alguns aspectos da estreia da emissora na maior liga de basquete do mundo, mas uma opinião foi quase unânime: a maioria dos torcedores criticou a postura do canal de não falar os naming rights dos ginásios e arenas. Para a NBA, no entanto, isso não é um problema e não atrapalha em nada a parceria assinada recentemente.

"Esse é um negócio engraçado... Esse 'namoro' da NBA com a Globo, para vocês terem ideia, era especulado desde 1996. Quase 20 anos. Dos meus quase três anos à frente do escritório, metade desse tempo foi dedicado para essa parceria. Nesse tempo, muita coisa foi discutida e esse assunto nunca entrou em pauta. Nunca nos importamos de como deveria ou seria falado pelos canais Globosat", revelou Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil, em entrevista concedida aos jornalistas presentes em Franca (SP).

Arnon de Mello explica postura da NBA sobre naming rights no SporTV
Arnon de Mello explica postura da NBA sobre naming rights no SporTV
Foto: Guilherme Dorini / Terra

Na primeira transmissão do SporTV, por exemplo, o American Airlines Center, onde aconteceu o duelo entre Mavericks e Raptors, foi batizado de “Arena Dallas”.

Arnon compreende tanto a preocupação dos torcedores quanto a posição do canal, mas reforça que isso não tem a menor importância parar a NBA. "Nós entendemos que isso é uma política da empresa. Para nós não faz a menor diferença. Eu entendo que para o amante do basquete é uma coisa estranha. Você conhece como um nome e falam outro... Mas é uma coisa deles. Para mim foi uma surpresa que tantos fãs nossos ficaram preocupados, de repente, com a falta de receita que estaríamos recebendo", contou.

Tal política já havia irritado os internautas na partida entre Palmeiras e Red Bull Brasil, pela pré-temporada do futebol paulista. O SporTV transmitiu o amistoso e, além de “mudar” o nome do time de Campinas para “RB Brasil”, optou por se referir ao Allianz Parque como “Arena Palmeiras”. Isto revoltou tanto os palmeirenses, que, no dia seguinte, eles organizaram um movimento na internet para passar a chamar a Rede Globo de Televisão pela sigla “RGT”.

<p>Allianz Parque também sofre com política da Globosat</p>
Allianz Parque também sofre com política da Globosat
Foto: Divulgação

O chefão da NBA no Brasil explica que isso é uma postura da rede Globosat e não um problema exclusivo com a liga de basquete e acredita que essa postura pode mudar com o tempo. "Eu entendo a preocupação, mas é uma coisa interna deles. Não é contra a NBA, eles já fazem isso em todos os outros esportes. Acho que é uma coisa que vai evoluir e vão tratar de alguma forma diferente. Longe de ser uma preocupação nossa em termos de relacionamento com nossos parceiros lá fora. Para você ideia, antes da parceria, eles nem falavam nossa sigla em inglês. Isso já mudou e não foi por um pedido nosso", concluiu.

*O repórter viajou a convite do Bradesco

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade