Camisas da NBA terão publicidade a partir de 2017-2018
A NBA se transforma na 1ª das quatro principais ligas do esporte americano - NFL, MLB e NHL - a introduzir patrocínio nas camisas dos times
O conselho de donos de franquias da NBA aprovou nesta sexta-feira um programa piloto para que as equipes possam ter patrocinadores em suas camisas de jogo.
A mudança, que será testada em um período de três anos, passa a valer na temporada 2017-2018, quando a Nike substituirá a Adidas como a fornecedora oficial de materiais para a liga.
As equipes, porém, já podem começar a negociar com empresas que desejem comprar um espaço de 6,35 por 6,35 centímetros na parte superior esquerda frontal das camisas. No lado oposto, vira o logo da Nike, que aparecerá em todos os uniformes da NBA.
Dessa forma, a NBA se transforma na primeira das quatro principais ligas profissionais do esporte americano - NFL, MLB e NHL - a introduzir a patrocínios nas camisas dos times, depois de já ter aceitado publicidade nos uniformes de treinamento.
De acordo com a imprensa americana, as empresas estariam dispostas a pagar entre US$ 4 milhões e US$ 6 milhões por ano pela publicidade para cada um dos 30 times. O comissário da NBA, Adam Silver, estima que a liga pode obter US$ 100 milhões por ano com a mudança.
A NBA também informou que as camisetas serão vendidas sem as marcas das empresas patrocinadoras. No entanto, as equipes terão a opção de comercializar versões dos uniformes com a publicidade.
"O patrocínio nas camisas irá promover um engajamento profundo com os parceiros que quiserem construir uma associação única com os nossos times, e o investimento adicional ajudará o jogo a crescer de novas maneiras", disse Silver em comunicado.
"Estamos sempre pensando em inovações para manter a NBA competitiva no mercado global, e nós estamos empolgados para ver os resultados desse período de três anos de testes", completou.