PUBLICIDADE

Cavs varrem Hawks, conquistam a Conferência Leste e voltam às finais da NBA

27 mai 2015 - 06h11
(atualizado às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O ala LeBron James viu seu desejo de voltar às finais da NBA com o Cleveland Cavaliers ser realizado nesta terça-feira ao vencer, por 118 a 88, o Atlanta Hawks no quarto jogo das finais da Conferência Leste, "varrendo" o time da Geórgia por 4 a 0 na série de melhor de sete.

James, que disputou as últimas quatro Finais da NBA de forma consecutiva com o Miami Heat e levantou o título da competição em duas oportunidades, coloca a equipe de Ohio na luta pelo título pela primeira vez desde 2007, quando teve sua primeira passagem pela franquia.

Agora, o 'King' vai atrás do primeiro título dos Cavaliers e terá pela frente o ganhador da Conferência Oeste, que sairá do duelo entre Golden State Warriors e Houston Rockets, com vantagem de 3 a 1 para a equipe californiana, e espera não viver a mesma experiência de 2007, quando seu time foi "varrido" pelo San Antonio Spurs nas finais por 4 a 0.

James se encarregou de liderar o jogo ofensivo do Cavaliers e chegou perto de um triple-double, com 23 pontos, nove rebotes e sete assistências. O ala-armador J.R.Smith voltou a apresentar boa pontaria e se transformou no fator de desequilíbrio para os Cavs, ao conseguir um double-double de 18 pontos, com direito a quatro bolas de três, e dez rebotes.

O mesmo aconteceu com o pivô Tristan Thompson, que ganhou a vaga de titular após a lesão do ala-pivô Kevin Love. Thompson também anotou um double-double, com 16 pontos e 11 rebotes, e foi o principal nome dos Cavs no garrafão.

Já o armador Kyrie Irving, recuperado de uma tendinite nos joelhos, voltou ao time titular e forneceu 16 pontos, quatro rebotes e cinco assistências, enquanto o reserva, o australiano Matthew Dellavedova chegou aos dez pontos.

Como equipe, os Cavaliers tiveram 49% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 42% nos de fora do perímetro, comparados aos 42% e 16%, respectivamente, dos Hawks.

Pelo time de Atlanta, o principal nome foi o armador Jeff Teague, com 17 pontos. O ala-pivô Paul Millsap veio em seguida com um double-double de 16 pontos e dez rebotes, além de cinco assistências, enquanto seu companheiro de garrafão, o pivô dominicano Al Horford, teve uma noite apagada, com apenas dois pontos.

A partida de hoje serviu apenas para confirmar o domínio dos Cavaliers, que já tinham uma vantagem de 59 a 42 na chegada do intervalo. No terceiro período, a diferença para o Cleveland foi ampliada para 20 pontos (62 a 42), o que praticamente definiu o resultado, já que o Atlanta não demonstrava forças para uma recuperação.

A diferença de 30 pontos é a maior na vitória de uma equipe que conquistou a vaga para as finais da NBA desde que foi estabelecido o formato de melhor de sete jogos.

Os Cavaliers ficaram a um ponto de igualar a melhor marca, que pertence ao extinto Seattle SupersSonics, que varreram o Los Angeles Lakers em 1987 e impuseram uma diferença de 31 pontos no quarto jogo.

A grande diferença na série entre os Hawks e os Cavaliers esteve nos arremessos de fora do perímetro, já que o time de Ohio teve melhor aproveitamento nesse fundamento.

No decorrer da temporada regular, os Hawks tiveram o segundo melhor percentual de acerto da liga nos arremessos de três pontos (38%). No entanto, nas finais da Conferência Leste só conseguiram 23% (26 acertos em 111 tentativas), enquanto os Cavs chegaram a 40% (49-123).

O grande vencedor da equipe de Cleveland, junto com LeBron James, foi o treinador novato David Blatt, que já alcançou as finais em seu primeiro ano na NBA, enquanto os técnicos que chegaram à decisão nos últimos 15 anos tinham, em média, 12 temporadas no cargo.

Caso os Warriors cheguem às finais, esta será a primeira vez na história da NBA que duas equipes com treinadores novatos decidirão a competição, já que Steve Kerr também faz sua estreia como técnico na liga nesta temporada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade