PUBLICIDADE

NBA testará partida com tempo reduzido na pré-temporada

14 out 2014 - 15h20
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A NBA poderá dar nesta semana seu primeiro passo para adotar partidas mais curtas em seu calendário. Nesta terça-feira, a liga anunciou que o jogo entre Boston Celtics e Brooklin Nets, que será disputado no domingo pela pré-temporada, terá quatro minutos a menos do que o convencional.

O duelo terá uma duração total de 44 minutos, com quatro períodos de 11 minutos cada. Atualmente, a liga americana de basquete adota o formato de partidas de 48 minutos, com quatro tempos de 12 minutos. Vale lembrar que a NBA não segue as regras da Federação Internacional de Basquete neste aspecto. As partidas oficiais das afiliadas da Fiba (como o NBB no Brasil, e campeonatos com a chancela da entidade) são disputadas em 40 minutos (quatro tempos de 10).

<p>NBA testará partidas com duração menor durante pré-temporada</p>
NBA testará partidas com duração menor durante pré-temporada
Foto: AP

Os organizadores do torneio divulgaram que a novidade servirá como um teste para uma eventual mudança definitiva no futuro. O confronto entre Celtics e Nets servirá para a coleta de informações.

"Em um encontro recente dos treinadores da liga, tivemos um debate sobre a duração das nossas partidas, e foi sugerido o teste com um formato menor. Depois de consultar nosso Comitê de Competição, concordamos em permitir que Nets e Celtics disputassem um jogo de pré-temporada com 44 minutos para que possamos coletar dados preliminares, e que nos ajudarão a analisar o tempo das partidas", disse Rod Thorn, presidente da NBA na área de operações.

A novidade foi aprovada pelos treinadores dos dois times que experimentarão a novidade pela primeira vez. Lionel Hollins, comandante do Nets, analisou que a redução no tempo deverá trazer um impacto no andamento. Já Brad Stevens, do Celtics, parabenizou a NBA por se manter aberta a inovações.

"Eu gosto muito desta longa história da NBA em pensar à frente, e estar à disposição de tentar novas ideias. Dissemos à NBA que ficaríamos felizes em participar deste jogo. Estou ansioso para experimentar isso e continuar o diálogo depois do dia 1º de outubro (quando a temporada regular começar)", falou Stevens.

Um reflexo previsto para a diminuição na duração do jogo é a redução de paradas técnicas. O segundo e o último quartos terão dois tempos técnicos obrigatórios, contra três das regras atuais.

O jogo que servirá como teste acontecerá neste domingo às 17h (de Brasília), em Nova York.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade