PUBLICIDADE

Splitter fica "sem palavras" ao festejar 1º título da NBA

16 jun 2014 - 08h27
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da principal liga de basquete do mundo
Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da principal liga de basquete do mundo
Foto: @tiagosplitter/Twitter / Reprodução

Em pleno período de Copa do Mundo, talvez o atleta brasileiro em melhor momento não seja um jogador de futebol, mas sim um de basquete. Isso porque o pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, tornou-se, na noite do último domingo, o primeiro atleta nacional da modalidade a ser campeão da NBA.

O título conquistado sobre o Miami Heat representa, também, para o brasileiro de 2,11m triunfar em uma revanche das finais da temporada 2012/2013, quando os Spurs foram derrotados pelo Heat nos últimos segundos do sétimo jogo: "A gente perdeu no ano passado de uma forma horrível, nos últimos segundos, e agora ganhar dessa forma, dominando o playoff, é ótimo. É bom demais, estou até sem palavras", contou Splitter.

Os Spurs se sagraram pentacampeões da NBA ao derrotarem o Miami Heat, do melhor do mundo LeBron James, por 4 a 1, na série final em melhor de sete jogos. Na quinta partida, na noite de domingo, o time texano venceu por 104 a 87, no AT&T Center, em San Antonio. O catarinense de Blumenau atuou por 11 minutos, conseguiu dois rebotes e marcou três pontos, mas se destacou mesmo ao dar um toco no ala-armador do Heat Dwyane Wade, levando a torcida no ginásio à loucura.

O primeiro brasileiro a jogar na NBA foi Rolando, em 1988, quando vestiu a camisa do Portland Trail Blazers. Após 26 anos, finalmente um jogador do Brasil pode ser orgulhar de ganhar o anel de campeão do campeonato de basquete mais importante do mundo.

Brasileiro comemorou a histórica conquista com o argentino Manu Ginobili
Brasileiro comemorou a histórica conquista com o argentino Manu Ginobili
Foto: AFP

"Foi perfeito ser o primeiro brasileiro campeão da NBA. Dedico a muitos que me ajudaram na minha carreira, técnicos, jogadores", festejou Splitter, que já pensa no futuro: "Agora vou descansar, comemorar e depois para preparar para a Copa do Mundo de Basquete".

O catarinense não esqueceu da ajuda de seus fãs nas partidas finais contra LeBron e companhia: "Eu quero só agradecer o apoio, eu sei que teve muita gente que ficou acordada vendo os jogos, apoiou o nosso time. Gente que viajou para ver as partidas aqui nos Estados Unidos".

O pivô ainda lembrou-se de outro importante torneio, a Copa do Mundo de futebol, e falou sobre suas expectativas: "Não vai ser fácil, faltam seis jogos para a gente levantar a taça no Brasil, mas com certeza eles vão ter que passar por dificuldades e espero que eles consigam".

O Mundial de Basquete acontecerá na Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. O Brasil caiu Grupo A, ao lado de França, Sérvia, Egito, Irã e da anfitriã. A Seleção Brasileira estreia contra os franceses, no dia 30 de agosto, na cidade de Granada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade