PUBLICIDADE

Spurs confirmam e Splitter será o quarto brasileiro na NBA

12 jul 2010 - 18h23
(atualizado às 21h24)
Compartilhar

O pivô Tiago Splitter foi anunciado nesta segunda-feira pelo San Antonio Spurs. Escolhido no draft de 2007, o brasileiro disputou as últimas temporadas pelo Caja Laboral, da Espanha, onde conquistou o título do Campeonato Espanhol 2009/10 e foi eleito o melhor jogador da competição e o mais valioso das finais. A notícia foi publicada no site oficial do clube da NBA, que não divulgou os valores da transação.

Escolhido pela franquia do Texas há três anos, Splitter, na ocasião, optou pela permanência no basquete espanhol, já que lhe era mais favorável financeiramente. Após má campanha na última temporada, os Spurs utilizaram a preferência que tinham direito e confirmaram a aquisição do pivô de 2,12 m.

Com apenas 25 anos, o atleta catarinense jogará com a camisa 22 e se junta aos também brasileiros Anderson Varejão (do Cleveland Cavaliers), Nenê (do Denver Nuggets) e Leandrinho Barbosa (que trocou, também nesta segunda, o Phoenix Suns pelo Toronto Raptors). Com isso, Splitter será o quarto atleta do Brasil na principal liga de basquete do mundo.

Na temporada passada, Splitter teve médias respeitáveis: 15,7 pontos e 6,7 rebotes por partida. Em suas temporadas com a Caja Laboral, ex-Tau Cerâmica, o pivô levou o clube à conquista de dois campeonatos da Liga espanhola (2007-08 e 2009-10).

Além disso, junto ao brasileiro, a equipe avançou para as quartas de final da Euroliga em seis temporadas seguidas (incluindo quatro em que chegou à semifinal 2004-08).

O camisa 15 da Seleção Brasileira foi convocado pelo técnico Rubén Magnano para a disputa do Campeonato Mundial da Turquia, que será realizado no final de agosto. Splitter foi campeão da Copa América pelo Brasil em 2009, quando a Seleção derrotou Porto Rico na decisão.

Draftado pelo clube do Texas em 2007, brasileiro vinha atuando no basquete espanhol
Draftado pelo clube do Texas em 2007, brasileiro vinha atuando no basquete espanhol
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade