PUBLICIDADE

Thunder impede 20ª vitória seguida dos Spurs na NBA

4 abr 2014 - 07h44
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Splitter recebe marcação do Thunder; derrota interrompe sequência dos Spurs
Splitter recebe marcação do Thunder; derrota interrompe sequência dos Spurs
Foto: AP

O que parecia impossível aconteceu. Invicto desde o dia 21 de fevereiro, quando havia sido derrotado pelo Phoenix Suns, fora de casa, o San Antonio Spurs finalmente perdeu uma partida pelo melhor basquete do mundo. Nesta quinta-feira, no duelo das duas melhores equipes da Conferência Oeste da NBA, os comandados de Gregg Popovich visitaram o Oklahoma City, sofreram com a grande intensidade do rival e acabaram superados por 106 a 94, em jogo que aproximou Kevin Durant de uma marca histórica do lendário Michael Jordan.

O camisa 35 do Thunder encerrou o jogo com 28 pontos e sete rebotes, aumentando para 39 o número de partidas consecutivas em que anotou pelo menos 25 tentos. O recordista de tal estatística é ninguém mais ninguém menos que o astro do Bulls, que conseguiu 40 jogos seguidos entre as temporadas 1985 e 1986. Quando, em um lance livre na parte final do quarto período, anotou o 25º ponto pela 39ª vez consecutiva, Durant foi ovacionado pelos torcedores presentes na Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma, que entoaram o famoso grito de "MVP" (jogador mais valioso, em português).

Destaque, também, para as atuações de Russel Westbrook e Reggie Jackson. O armador titular, que voltou a atuar após ser poupado nas duas últimas partidas, permaneceu em quadra por quase 31 minutos e somou 27 pontos e seis assistências. Ele, porém, deve voltar a ser preservado pelo treinador Scott Brooks nos próximos jogos, já pensando nos playoffs da NBA. Por sua vez, Jackson saiu do banco, jogou por pouco mais de 30 minutos e anotou 14 tentos, três a mais que Serge Ibaka, que ainda pegou 10 rebotes, conseguindo um duplo-duplo.

Pelo lado dos Spurs, o cestinha foi o armador reserva, Patty Mills. Ele permaneceu em quadra por 23 minutos, e teve grande desempenho nos arremessos de três pontos (acertou cinco de sete tentados), anotando 21 pontos. No mais, Kawhi Leonard e Tim Duncan, ambos com 17 tentos, também apresentaram boa contribuição para a franquia do Texas. Por outro lado, as más atuações ficaram por conta de Tiago Splitter e Tony Parker. Titular, o brasileiro foi dominado pelo grandalhão Serge Ibaka e somou apenas dois pontos e três rebotes. Já o francês não suportou o ritmo imposto por Russel Westbrook e terminou o jogo com apenas seis tentos.

A intensidade de Oklahoma, aliás, foi o grande diferencial da partida. No total, foram 30 pontos para os mandantes em jogadas de contra-ataque, contra somente 13 dos Spurs. Com um basquete mais refinado, apoiado sobre a coletividade, o time de San Antonio até começou melhor o jogo, abrindo 20 a 9 logo no primeiro quarto, mas depois viu o seu ritmo e precisão cair drasticamente para ser dominado pelo Thunder. A equipe de Oklahoma arrancou para o triunfo, de fato, no terceiro período, quando melhorou a sua marcação e passou a apostar nos erros do adversário para pontuar - resultado: 32 a 20 somente neste quarto. Depois, só controlou um dominado Spurs para vencer uma importante partida na reta final da NBA.

Com o resultado, os comandados de Scott Brooks encerraram uma sequência de 19 vitórias consecutivas de San Antonio, alcançaram uma campanha de 55 triunfos e 19 derrotas e seguem na segunda colocação da Conferência Oeste. Os liderem seguem sendo os Spurs, que agora têm 59-17 e estão dois jogos a frente dos rivais desta quinta-feira. Nesta sexta, o Thunder já visita o perigoso Houston Rockets, enquanto, no domingo, o time do brasileiro Tiago Splitter recebe o Memphis Grizzles, que ainda luta por vaga para a pós-temporada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade