PUBLICIDADE

Warriors vencem Rockets e chegam às finais da NBA após jejum de 40 anos

28 mai 2015 - 03h50
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O MVP da temporada regular, o armador Stephen Curry, voltou a ser 'o cara' do Golden State Warriors na vitória desta quarta-feira, em casa, sobre o Houston Rockets, por 104 a 90, no quinto jogo das finais da Conferência Oeste, fechando a série de melhor de sete em 4 a 1, o que coloca o time californiano nas finais da liga pela primeira vez desde 1975.

Com 26 pontos, oito rebotes, seis assistências e cinco roubadas de bola, Curry liderou uma lista de quatro jogadores dos Warriors que tiveram números de dois dígitos.

O ala Harrison Barnes anotou 24 pontos, sua melhor marca nos playoffs, e sete rebotes, e foi o grande fator de desequilíbrio para a franquia californiana, ao ser o segundo cestinha da partida.

Klay Thompson chegou aos 20 pontos, com direito a quatro bolas de três, e o pivô nigeriano Festus Ezeli, que começou no banco, se transformou no sexto homem da equipe ao conseguir 12 pontos, nove rebotes e dois tocos.

O ala Draymond Green e o pivô australiano Andrew Bogut também foram decisivos nas jogadas dentro do garrafão ao conseguirem 13 e 14 rebotes, respectivamente, que permitiram aos Warriors dominar essa faceta do jogo com 59 bolas recuperadas sob os aros, contra apenas 39 dos Rockets.

O domínio do time de Oakland na área pintada foi crucial em uma partida na qual nenhuma das duas equipes esteve brilhante nos arremessos, com os Warriors acertando 40,7% e os Rockets 35,1%.

O brasileiro Leandrinho teve boa participação nos 11 minutos em que esteve em quadra e anotou sete pontos, dois rebotes e uma assistência. Após mais de uma década na principal liga de basquete do mundo, Leandrinho chega a sua primeira final da competição.

Os Warriors, que fizeram a melhor campanha da temporada regular com 67 vitórias e 15 derrotas, terão o mando de quadra nas Finais da NBA contra o Cleveland Cavaliers (53-29), campeões da Conferência Leste após varrerem o Atlanta Hawks na série por 4 a 0.

Apesar de um início ruim na partida de hoje, os Warriors acabaram se encontrando com seu melhor jogo no decorrer da partida, enquanto os Rockets não tiveram reação e seu principal jogador, o armador James Harden, acabou cometendo muitos erros, como os 13 turnovers que lhe renderam a pior marca em um jogo de playoff na liga.

Além disso, a pontaria do 'Barba' deixou muito a desejar na noite desta quarta. Depois de anotar 45 pontos na última partida, Harden conseguiu apenas 14 nesta noite, com dez pontos em lances livres e apenas dois arremessos de quadra, de um total de 13, convertidos.

O pivô Dwight Howard foi o principal nome ofensivo dos Rockets com um double-double de 18 pontos e 16 rebotes, enquanto o armador titular Jason Terry e o ala-armador reserva Corey Brewer chegaram aos 16 pontos.

A última vez que o Golden State disputou as finais da NBA foi em 1975, quando venceram o Washington Bullets e se proclamaram campeões, enquanto os Cavaliers voltam à decisão pela primeira vez desde 2007, quando foram "varridos" pelo San Antonio Spurs por 4 a 0.

O duelo entre James, que disputará sua quinta final consecutiva da liga, e Curry começará a partir da próxima quinta-feira, com a primeira partida sendo disputada na Oracle Arena, em Oakland.

Essa será a primeira vez na história que duas equipes com jogadores brasileiros se enfrentarão nas finalis, já que Anderson Varejão integra o elenco dos Cavs, mas está fora da disputa porque se recupera de uma ruptura no tendão de Aquiles. Com isso, o Brasil terá pelo segundo ano consecutivo um jogador campeão da liga, pois no ano passado o pivô Tiago Splitter levantou o troféu com o San Antonio Spurs.

Outro fato histórico dessas finais será que, pela primeira vez, os dois finalistas serão comandados por treinadores novatos, com Steve Kerr, pelos Warriors, e David Blatt, que dirige os Cavaliers.

Durante as últimas 15 temporadas, os treinadores que alcançaram as finais da NBA tinham, em média, pelo menos 12 anos de experiência na competição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade