PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atleta de 16 anos morre após fazer cesta da vitória nos EUA

4 mar 2011 - 14h33
(atualizado em 5/3/2011 às 00h48)
Compartilhar

Morreu na madrugada desta sexta-feira, na cidade americana de Fennville, Michigan, o estudante e jogador de basquete Wes Leonard, 16 anos. O jovem atuava em partida da liga colegial local e morreu no hospital, horas depois de passar mal em quadra, ao final da partida entre o time de seu colégio, o Fennville High, contra o Bridgman High; curiosamente o encontro havia sido decidido com uma bandeja, a 30 segundos do fim, justamente por Leonard, que tão logo soou a campainha indicando o encerramento do jogo, desmaiou em quadra, sendo atendido por médicos no local.

O jovem foi levado às pressas para o hospital Holland, nas proximidades da quadra. No local, após uma série de tentativas de reanimação feitas por paramédicos, Leonard foi declarado morto. Uma autópsia conduzida nesta sexta-feira confirmou a morte por parada cardíaca.

O atleta foi vitma de um mal conhecido como coração dilatado (enlarged heart, em inglês), condição geralmente causada por vírus ou infecção, que provoca o aumento do coração, o que induz a uma série de problemas no sistema elétrico, impedindo o coração de manter seu ritmo natural de batidas.

Mike Miller, técnico de Bridgman, que perdeu a partida em que aconteceu a fatalidade, por 57 a 55, afirmou que Leonard era "de longe o melhor jogador do time" e "excepcional atleta". "Todos os pensamentos e orações de Bridgman estão em direção a Fenville no momento", completou o treinador.

Leonard era uma estrela local e um expoente do esporte juvenil em Fennville. O jovem também jogava beisebol e atuava como quarterback da equipe de futebol americano de sua escola, ainda que fosse o basquete a modalidade em que mais se destacava. Leonard contava com marcas importantes em sua carreira, tendo chegado a 1 mil pontos no segundo grau e alcançado a "temporada perfeita", com 20 vitórias e nenhuma derrota.

O também aluno de Fennvile High, Shane Bale, lamentou a morte do companheiro ao jornal The Holland Sentinel. "É difícil de aceitar. Era como se fosse da família". Dirk Weeldreyer, superintendente da escola, se disse "chocado" ao ver o jogador caído no meio da celebração.

DeMarcus McGee, outro companheiro de Leonard, tanto na equipe de futebol quanto na de basquete, descreveu Leonard como um bom garoto e uma boa pessoa de se conviver, enfatizando que nunca imaginou que tal fatalidade pudesse acometer uma pessoa tão saudável. O funeral de Leonard acontecerá no domingo e o enterro na terça-feira

Leonard é o segundo atleta da escola a morrer em 14 meses. O lutador Nathaniel Hernandez, 14 anos, faleceu em janeiro de 2010 depois de sofrer um ataque de epilepsia em casa após participar de um luta.

Wes Leonard, 16 anos, era considerado o melhor jogador da Fennvile High
Wes Leonard, 16 anos, era considerado o melhor jogador da Fennvile High
Foto: AP
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade