inclusão de arquivo javascript

Jogos Olímpicos - London 2012

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Basquete

 
 

Barcelona quebra invencibilidade do Real Madrid na Liga Endesa

30 de dezembro de 2012 17h55

Protagonistas do basquete espanhol na última temporada, Real Madrid e Barcelona voltaram a se encontrar neste domingo, no ginásio Palau Blaugrana, em partida válida pela Liga Endesa. Atuando dentro em casa, o time catalão quebrou série invicta do adversário e triunfou por 96 a 89. Com isto, a equipe da capital desperdiçou oportunidade de igualar o recorde de 15 vitórias consecutivas obtido durante a temporada 1987/1988.

O ala-armador catalão Juan Carlos Navarro foi o cestinha e grande destaque do confronto, anotando 33 pontos. Já o armador brasileiro Marcelinho Huertas teve atuação discreta pelo Barcelona, marcou dois pontos e não deu nenhuma assistência durante os pouco mais de 25 minutos que esteve em quadra. Pelo lado do Real Madrid, Rudy Fernández foi o principal jogador, com 18 pontos, enquanto o pivô nacional Rafael Hettsheimeir marcou dois pontos.

Quem começou melhor o embate deste domingo foi a equipe mandante. Logo em sua primeira tentativa, o ala-pivô norte-americano Pete Mickeal encestou bola de três pontos e colocou o Barcelona em vantagem no placar. A diferença na pontuação foi bem controlada pelo time treinado por Xavier Pascual, que encerrou os primeiros dez minutos com vitória por 23 a 20.

Na segunda parte do confronto, o Real Madrid melhorou seu desempenho e liderou durante quase toda a parcial. Em dia de boa atuação do ala-armador Rudy Fernández, a equipe branca chegou a ter quatro pontos de vantagem em duas oportunidades (36 a 32 e 38 a 34) e deu indícios de que iria para o intervalo na liderança do marcador. Contudo, a efetividade do time visitante diminuiu nos minutos finais e o Barcelona buscou reação, recuperou a vantagem e foi para os vestiários com triunfo por 45 a 44.

Na volta do intervalo, o ala-armador Juan Carlos Navarro seguiu fazendo a diferença para a equipe da casa. Autor de 19 pontos durante o primeiro tempo, o experiente atleta, 32 anos, manteve o alto aproveitamento no índice de arremessos e consolidou o Barcelona na frente do marcador. Ao término de 30 minutos de jogo, a vantagem catalã era de nove pontos (73 a 64).

A superioridade do time comandado por Xavier Pascual foi confirmada na última parte do duelo. O Real Madrid se esforçou e conseguiu diminuir a desvantagem de 13 para cinco pontos, mas acabou sucumbindo por 96 a 89.

O  resultado mantém a equipe comandada por Pablo Laso na liderança da tabela de classificação do torneio, agora com 14 vitórias e uma derrota, seguida pelo Caja Laboral, com 12 triunfos e três derrotas. Atual campeão, o Barcelona é o sétimo colocado, com campanha de oito vitórias e sete derrotas.

Na última temporada, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram em três finais. Na Copa do Rei, quem triunfou foi o clube da capital nacional, que acabou superado por 3 a 2 na decisão da Liga Endesa. Já na Supercopa Espanhola, nova vitória da equipe branca.

Confira os resultados das partidas deste final de semana da Liga Endesa:

Sábado

CB Canarias 81x78 Assignia Manresa
Blusens Monbus 71x60 Lagun Aro

Domingo

CAI Zaragoza 81x74 Bilbao Basket
Caja Laboral 84x77 Mad-Croc
Valencia 82x64 Unicaja
Cajasol 94x57 Blancos de Rueda
UCAM Múrcia 68x91 Asefa Estudiantes
Herbalife Gran Canaria 80x50 Joventut Fiat
Barcelona Regal 96x89 Real Madrid

Gazeta Esportiva